De 24 a 26 de agosto, o Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) realiza uma programação especial para abordar o tema "Direitos Humanos". As atividades iniciaram na quarta-feira (24) com a exposição fotográfica "Memórias da Ditadura", organizada pela bolsista de ensino Thaís Schafer, do projeto Arte no Campus, e coordenada pelo professor Lucas Coradini. Através de uma procissão iluminada, os estudantes foram convidados a conhecer registros fotográficos e audiovisuais do período ditatorial brasileiro, que se estendeu de 1964 a 1984.
Segundo Coradini, a semana é alusiva ao Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. "É a data em que se comemora a aprovação, em 1789, deste documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje", disse o professor.
Thaís definiu a exposição como maravilhosa. "Ao retratar e relembrar as "Memórias da ditadura" conseguimos trazer cultura e informação para os alunos e servidores do campus, de uma forma lúdica e para que ampliem os seus olhares".
Na quinta-feira, dia 25, será realizado o painel "Violência, Cidadania e Direitos Humanos", com o sociólogo José Vicente Tavares dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o Ten. Cel. Alexandre Teixeira Santos, da Brigada Militar, com a mediação do professor Ramaís de Castro Silveira. Para encerrar, na sexta-feira (26), será exibido o documentário "Noticias de uma guerra particular" no auditório.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria