Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

IFRS amplia oferta de cursos técnicos e superiores gratuitos com 16 novas opções

Dezesseis novas opções de cursos serão oferecidas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). São cursos técnicos de nível médio e superiores gratuitos, que terão funcionamento nos campi de Alvorada, Caxias do Sul, Restinga (Porto Alegre), Rolante, Vacaria e Viamão. No total, são 568 novas vagas.

Os cursos técnicos são em Produção de Áudio e Vídeo (no Campus Alvorada); Meio Ambiente (Campus Alvorada); Informática (nos campi Restinga e Rolante); Administração (Campus Rolante); Agropecuária (nos campi Rolante e Vacaria); Multimídia (Campus Vacaria); e Manutenção e Suporte em Informática (Campus Vacaria).

Os cursos superiores são os de Tecnologia em Processos Gerenciais (nos campi Caxias do Sul e Viamão) e de Tecnologia em Gestão Ambiental (Campus Viamão); as engenharias de Produção (Campus Caxias do Sul) e Metalúrgica (Campus Caxias do Sul); e as licenciaturas em Letras Português - Espanhol (Campus Restinga) e em Ciências Biológicas (Campus Vacaria).

Processo seletivo

O IFRS pretende disponibilizar as novas opções já no próximo processo seletivo para ingresso de estudantes (2017/1), que vai ofertar no total cerca de 4.800 vagas em cursos técnicos e superiores. O processo receberá pedidos de isenção de taxa de inscrição de 19 a 30 de setembro de 2016 e inscrições de 6 de outubro a 8 de novembro de 2016. A prova está agendada para 4 de dezembro. Haverá vagas para cursos nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis, Viamão.

>> Conheça as novas opções de cursos do IFRS

 

Saiba mais sobre as modalidades dos cursos oferecidos:

>> Técnicos de nível médio:

  • Integrados ao Ensino Médio - planejados de modo que o aluno conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica de nível médio. Esta modalidade é oferecida para quem concluiu o Ensino fundamental.
  • Concomitantes ao Ensino Médio - oferecidos para quem concluiu o Ensino Fundamental e está cursando o Ensino Médio. O aluno deverá ter matrículas distintas para cada curso, podendo ocorrer na mesma instituição de ensino ou em instituições de ensino diferentes, desde que, em ambos os casos, não haja incompatibilidade de horários na oferta dos cursos.
  • Subsequentes ao Ensino Médio - voltados para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio e pretendem cursar apenas o técnico no IFRS.

 

>> Superiores:

  • Bacharelados - formação teórica e prática ampla e suporte científico.
  • Tecnológicos - cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho, com carga horária menor em relação a bacharelados e licenciaturas.
  • Licenciaturas - indicados para quem quer atuar como professor na Educação Básica.

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria