Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Rolante realiza evento sobre cooperativismo

Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo

No dia 30 de agosto, às 19h, o Campus Rolante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) promoveu, em parceria com o Sicredi, um evento com o tema "Cooperativismo". As atividades foram realizadas no Espaço Cultural, situado na avenida Getúlio Vargas, 62, com a presença dos estudantes dos cursos técnicos em Administração, Qualidade e Agropecuária do IFRS, servidores do IFRS e convidados do Sicredi.

A programação iniciou com a fala do diretor-geral do Campus Rolante do IFRS, professor Jesus Borges, que enfatizou a relevância do evento para a comunidade local. Em seguida, a jovem Lilian Juliana da Rosa, proporcionou ao público um momento cultural, cantando músicas internacionais. Após, ocorreu a palestra do presidente do Sicredi Nordeste, Álvaro Link. O convidado contextualizou o cooperativismo e a colaboração no cenário mundial atual, destacando a confiança entre os cooperados como um dos principais fatores para o sucesso.

Na sequência, o professor do Colégio Bom Pastor de Nova Petrópolis, Everaldo Marini, abordou a história do cooperativismo e falou sobre as cooperativas escolares. Segundo o professor, o cooperativismo tem uma missão significativa no desenvolvimento de sociedades mais justas, através do diálogo. Ao abordar o tema das cooperativas escolares, o professor elencou pontos positivos deste tipo de organização, como trabalhar o empreendedorismo e a educação financeira e formar líderes que pensam no coletivo.

O agricultor familiar e cooperado da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT), Bruno Engel, relatou sua experiência e ressaltou a importância social da cooperativa como promotor do desenvolvimento social. E destacou em sua fala a valorização da participação das mulheres agricultoras.

Borges conduziu uma rodada de perguntas ao final das apresentações e instigou os estudantes do IFRS a desenvolverem ações cooperativas. A diretora de Ensino, professora Adriana Corrent encerrou as atividades da noite, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância de ações concretas relacionadas ao tema.

 

Galeria

Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo Campus Rolante realizou evento sobre cooperativismo

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria