Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Nota de Repúdio

A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul vem a público emitir nota de repúdio à forma como foi divulgada, no dia 04/10/2016, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os resultados do "ENEM 2015 por Escola" no qual se omitiu o desempenho dos Institutos Federais (IFs).

O tratamento dado à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica causa-nos frustração ao lembrarmos que, desde sua criação em dezembro de 2008, os Institutos Federais, por intermédio da oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, sempre estiveram entre os melhores colocados no referido exame. Este desempenho é fruto de investimento público, da proposta pedagógica dos institutos federais, fundamentada na formação humana integral e da qualificação das equipes de servidores, através da oferta de cursos de excelência voltados ao desenvolvimento social e profissional das comunidades nas quais estamos inseridos.

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, ofertado pelos Institutos Federais, é, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, uma forma de Ensino Médio. Portanto, a divulgação do resultado do ENEM deve ser pública.

Cabe lembrar ainda que no resultado do "ENEM 2014 por Escola", das 100 escolas públicas melhores colocadas, 77 eram federais, muitas das quais campi dos IFs.

Faz-se necessário que os Institutos Federais sejam ouvidos e reconhecidos pelo MEC, de tal forma que a sociedade brasileira tome conhecimento da importância de uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade.

Conif solicita inclusão da Rede Federal no resultado do Enem 2015

A ausência dos Institutos Federais no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola, divulgado nesta terça-feira, 4/10, causou indignação ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Para buscar um esclarecimento, o Conif oficiou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) uma solicitação de reunião.

Leia mais

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria