Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Viamão do Instituto Federal oferta o curso Técnico em Cooperativismo

Banner curso Cooperativismo

O processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), oferta 4.532 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 16 municípios do Estado. No Campus Viamão, localizado na avenida Senador Salgado Filho, 7.000 (Tecnopuc Viamão), são 224 vagas distribuídas entre os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processos Gerenciais, Técnicos subsequentes em Administração, Cooperativismo e Meio Ambiente e o Técnico concomitante em Meio Ambiente. Para o curso Técnico em Cooperativismo são destinadas 36 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017.

Saiba mais sobre o curso:

Por que fazer o curso técnico em Cooperativismo? O curso visa formar um profissional cidadão e empreendedor, capaz de articular teoria à prática, com habilidades e atitudes para atuar na formação, qualificação e gestão de cooperativas com forte vínculo aos arranjos produtivos locais e regionais. O objetivo é buscar emprego e renda para si, sua família e a comunidade local, aproveitando as oportunidades no setor primário, comércio, serviços e agroindústrias.

Qual o diferencial do curso? O aluno será desafiado desde o início a desenvolver seu Projeto Cooperativista, onde as disciplinas irão convergir para que o projeto seja sustentável do ponto de vista econômico, legal, tecnológico e ambiental. No final do curso, os melhores projetos poderão ser acolhidos pela "Incubadora Tecnológica Social", pela qual irão receber o apoio e a infraestrutura necessários. Além de ser um curso gratuito e federal, com professores qualificados, assistência estudantil e articulação entre ensino-pesquisa-extensão.

Oportunidades que o Cooperativismo oferece:

  • Cooperativas agroindustriais para agregar valor aos produtos primários de Viamão (hortigranjeiros, leite, carnes bovina e ovina, arroz e outros grãos);
  • Cooperativas de prestação de serviços urbanos (consumo, pedreiros e serventes de obras, fretes, cabeleireiros, cuidadores de idosos e crianças, reciclagem, etc.)
  • Cooperativas rurais (gestão ambiental, patrulhas agrícolas, produção de insumos, apoio técnico aos numerosos sítios rurais/condomínios, turismo, comercialização, etc.);
  • Formar cooperativas multidisciplinares, com técnicos/tecnólogos em meio ambiente, administração, agricultura, zootecnia, serviços públicos, etc.

 

As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de novembro, pelo site ingresso.ifrs.edu.br, ou diretamente no Campus, na Coordenadoria de Registros Acadêmicos, sala 301, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de nível superior.

As provas serão aplicadas em 4 de dezembro. Para acompanhar todas as informações, ler o Manual do Candidato (que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas) e outras orientações, acesse o site ingresso.ifrs.edu.br.

Enem e Sisu

Para ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS, o candidato pode optar por utilizar a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição, deverá escolher uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2016).

Para os cursos de nível superior, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

>> Inscrições e informações: ingresso.ifrs.edu.br

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria