Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Rolante: Servidores unem esforços após enchente

Servidores unem esforços após enchente

Nos dias seguintes a enchente que ocorreu durante a madrugada de sexta-feira, dia 6 de janeiro, os técnicos-administrativos e professores do Campus Rolante do Instituto Federal (IFRS) se empenham na limpeza e recuperação do escritório da unidade e das casas dos servidores que foram atingidos.

Segundo a diretora de Ensino Leticia Martins, servidores, alunos e comunidade vivem um momento difícil. "Hoje (9), terminamos de limpar o escritório do Campus. Alguns colegas tiveram grandes perdas em suas casas. Livros e computadores foram molhados e estamos vendo o que conseguimos salvar. Ainda há muitos desabrigados e temos alunos que perderam suas casas. Foi triste receber as notícias nos grupos de WhatsApp e não poder nem ao menos sair de casa para auxiliá-los, pois a água estava tomando conta do centro da cidade", relatou a diretora.

A Assistente em Administração Adriana de Oliveira, teve a sua casa atingida e contou como tudo ocorreu. "Foi apavorante! Em questão de minutos a água começou a chegar a rua do lado. Logo chegou ao meu pátio também, e subiu muito rápido. Foi quando eu começei a mandar mensagens para os servidores para avisar da situação. Tiveram que ir me buscar, porque sozinha, eu e minha cachorras não íamos conseguir sair. No portão, em frente a minha casa, a água batia no meu peito. Enfrentamos a correnteza até chegar em uma rua seca", disse Adriana, que está abrigada na casa de colegas.

A servidora enfatizou a importância da ajuda dos colegas de trabalho. "A equipe do Campus está de parabéns! Nota mil para todos os envolvidos. Arregaçaram as mangas e me ajudaram muito. Só tenho a agradecer".

Campanha IFRS Solidário

Servidores dos campi e da reitoria do Instituto Federal (IFRS), em solidariedade aos moradores de Rolante atingidos pela enchente, realizam desde sexta-feira, dia 6, campanha interna de arrecadação de doações. Entre as prioridades estão: água potável, alimentos não perecíveis (arroz, feijão, leite em pó, massa, farinha, sardinha, óleo, bolachas, etc.), produtos de higiene (água sanitária, papel higiênico, pasta de dente, escova dental, desinfetante, balde), vestimentas, roupas de cama/ mesa/banho e colchões. As colaborações estão sendo entregues no gabinete das unidades.

Causa da enchente

Uma das hipóteses mais prováveis é a de que os deslizamentos de terra nas encostas de montanhas tenham represado a água que chegou à cidade em grande volume. Segundo a Defesa Civil, a inundação tomou conta das ruas, atingindo 70% do município de Rolante, trazendo prejuízos e danos para a pecuária, a agricultura e a comunidade local. Cerca de 6 mil pessoas (2,4 mil famílias) foram desalojadas e recebem ajuda de voluntários, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Corsan, Emater e entidades privadas.

Informações: (51) 3547-3108.

Galeria

Servidores unem esforços após enchente Servidores unem esforços após enchente Servidores unem esforços após enchente Servidores unem esforços após enchente Servidores unem esforços após enchente Casa da servidora Adriana Oliveira

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria