Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Reitora negocia com prefeitura de Viamão doação de maior área para implantação de câmpus na cidade

IFRS se reúne com prefeitura

A reitora do Instituto Federal, Cláudia Schiedeck, juntamente com representantes da reitoria estiveram, no dia 16 de outubro, em Viamão para participar de atividades relacionadas a implantação do câmpus no município.

Às 14h, o Instituto Federal (IFRS) e a prefeitura reuniram-se para ajustar questões referentes ao terreno doado para implantação do Câmpus Viamão. Participaram da reunião: a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, o prefeito Valdir Bonatto, a secretária Municipal de Educação, Clarice de Oliveira; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Osvaldo Casares Pinto; o diretor de Planejamento e Obras do IFRS, Sérgio Viana; o coordenador-geral de implantação do Câmpus Viamão, Jeferson Funchal e o coordenador de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques.

O objetivo do encontro foi encaminhar soluções para dificuldades na construção do câmpus devido a redução da área útil do terreno, em decorrência do aumento da faixa de domínio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) e por existir uma área de preservação ambiental. Dessa forma, segundo Sérgio, a área útil se reduziu a menos de 30% do terreno localizado na Rodovia Coronel Acrisio Martins Prates, s/n°, no Passo do Fiuza. "Dos quase 50 mil m² ficaríamos com cerca de 15mil m². O que limitaria as possibilidades de crescimento do câmpus", revela.

Para viabilizar o projeto, a prefeitura apresentou a possibilidade de uma nova doação de terreno e solicitou que o IFRS defina novamente qual a dimensão da área necessária para que ela ofereça esse espaço.

"Tendo esse compromisso da prefeitura a gente tem condições de publicar a licitação dos prédios iniciais e começar o processo de construção do Câmpus", afirma Cláudia.

No encerramento, Bonatto entregou à reitora a dispensa do licenciamento ambiental.

Logo após, às 15h a reitora apresentou o Instituto Federal para representantes da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, do Sindicato Rural e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em sua fala, Cláudia agradeceu o empenho da prefeitura. "Nós temos o apoio e a agilidade necessárias do poder público municipal para resolver todas as questões. Eu sei do compromisso do município com a educação. Para nós essas parcerias são determinantes".

A reitora contextualizou e apresentou dados sobre o instituto Federal. Sobre a implantação do câmpus em Viamão, ela enfatizou: "Precisamos levar a educação até os municípios, porque isso que vai facilitar e qualificar as pessoas. Quando a gente oferta vagas no município de Viamão, nós estamos sinalizando para a comunidade que ela não precisa mais se deslocar até Porto Alegre para fazer a sua formação. Ela pode fazer a sua educação formal em um câmpus como o nosso. E isso é fundamental para evitar problemas de mobilidade e de evasão".

A reitora explicou aos convidados que em 30 dias deverá ser publicado o edital de licitação da construção do primeiro bloco do câmpus que terá uma área construída de aproximadamente 3 mil m² e contará com salas de aula e sede administrativa. A área total do Câmpus Viamão, deve chegar a 8 mil m² e contará com laboratórios específicos, centro de convivência, refeitório, etc. O Câmpus Viamão irá atender cerca de 1.200 alunos e os cursos oferecidos ainda serão definidos. Os eixos aprovados em audiência pública foram: Infraestrutura, Gestão e Negócio, Informática e Comunicação, Hospitalidade e Lazer.

Ao final da conversa, Cláudia respondeu a questionamentos dos representantes da educação no município. Entre os assuntos estiveram os cursos que serão ofertados, concursos para novos servidores e processo seletivo.

 

Publicado em 17/10/2013, por Alessandra Nevado.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria