Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Presidiárias recebem aulas de maquiagem via programa educativo do IFRS

Curso de Maquiagem Cênica do Programa Mulheres Mil

Pelo menos 30 apenadas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, estão tendo uma chance de se desenvolver profissionalmente. Integrando o programa Mulheres Mil, elas tiveram a primeira aula no curso de Maquiagem Cênica nesta quinta-feira, dia 17 de outubro. A capacitação está sendo ministrada por meio de uma parceria do Câmpus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professores das duas instituições estão envolvidos na tarefa além de outros profissionais ligados às áreas de educação, saúde e beleza.

O curso, com carga horária total de 160 horas ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30. Para participar, as candidatas deveriam ser mulheres em situação de prisão do regime fechado, estar matriculadas e cursando alguma etapa da Educação Básica, dispor do tempo exigido e ter condições de cumprir com a carga horária. Todas terão direito a auxilio financeiro no valor de R$ 100 mensais, condicionado à frequência regular no curso.

Entre os eixos e temáticas que serão trabalhadas, estão peles, rostos e formas faciais, o dia-a-dia da maquiagem e a maquiagem do dia a dia, festas e estilos, maquiagens e cuidados e valorização do trabalho feminino.

Para o coordenador do programa, o professor do IFRS Fábio Marçal, o curso de maquiagem cênica é estratégico:

- Primeiro, enfoca a questão da auto-estima e identidade, que implicam na emancipação feminina. Segundo, ele aponta a perspectiva de atuar profissionalmente em um campo de trabalho bastante amplo e diverso que é o campo da estética.

Para Marçal, o objetivo do curso é contribuir na formação integral das alunas, bem como sinalizar possibilidades de profissionalização e de elevação da escolaridade.

Também participam do Programa o pedagogo do IFRS, Guilherme Bradt; a professora do Departamento de Estudos Especializados em Jovens e Adultos da UFRGS, Aline Lemos da Cunha; a integrante do Instituto de Assessoria as Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq), Marina Edi da Silva Rodrigues; o maquiador, Rafael Gomes; a coordenadora da organização de Mulheres Negras Maria Maria, Rosiane Maiato de Oliveira; a pedagoga e esteticista Aline Guilhão; a estudante de Licenciatura em Química na UFRGS, Andréia da Silva Carvalho; a estudante de Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires, Katia Gass; o professor de cenografia na Unirriter, Marco Fronckowiak; a professora de português e técnica-administrativa da UFRGS, Maria Conceição Fontoura; a maquiadora profissional, Juliana Ferreira; a agente penitenciária e pedagoga, Lucivânia Rigo; o diretor da marca Stilycatto, Cassiano Pellenz; a estudante de pedagogia da UFRGS, Daniele Adriana Braz; e a funcionária da Segurança Publica, Valdirene Alves.

Publicado em 18/10/2013, por Alessandra Nevado.

 

Galeria

Curso de Maquiagem Cênica do Programa Mulheres Mil Bolsista da UFRGS, Daniele Braz Aula inaugural na penitenciária feminina Madre Pelletier Aula inaugural na penitenciária feminina Madre Pelletier Aula inaugural na penitenciária feminina Madre Pelletier Fábio Marçal apresenta o curso às alunas Aula inaugural do curso de Maquiagem Cênica Curso de Maquiagem Cênica do Programa Mulheres Mil Aula inaugural do Programa Mulheres Mil Curso de Maquiagem Cênica do Programa Mulheres Mil Curso de Maquiagem Cênica do Programa Mulheres Mil Curso de Maquiagem Cênica do Programa Mulheres Mil

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria