Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Rolante realiza aula inaugural do Pronatec

Aula inaugural do Pronatec no Câmpus Rolante

O Câmpus Rolante, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) realizou a aula inaugural dos cursos de formação inicial e continuada da bolsa formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no dia 19 de novembro, às 19h, em Rolante, na Escola Oldenburgo. A solenidade teve a presença da secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira; do presidente da Câmara de Vereadores, Jair Silva; da pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos; e do coordenador de implantação do Câmpus Rolante, Jesus Borges.

A data marcou o início das aulas dos quatro primeiros cursos que serão realizados no município: operador de computador, inglês básico, auxiliar administrativo e agricultor familiar, com 20 alunos em cada turma, preenchendo a capacidade total das vagas.

Em sua fala, a secretária, que representou o prefeito Ademir Gonçalves (Dirão) durante a solenidade, salientou que a Administração Municipal e a Secretaria estão à disposição do Instituto para auxiliar no que for necessário, tendo em vista que o oferecimento destes cursos para a comunidade é uma excelente oportunidade de qualificação profissional que não pode ser desperdiçada.

Para a Viviane, esta parceria com a Administração Municipal e Câmara de Vereadores que começou há quase cinco anos está dando frutos com o início dos cursos do Pronatec. "A Escola Oldenburgo é o melhor espaço que conquistamos em parcerias com os municípios para oferecermos nossos cursos e isto é muito importante para o município. Com a construção do campus Rolante teremos uma estrutura invejável com uma educação pública de qualidade como todo brasileiro merece. E a primeira marca do Instituto na cidade são os cursos do Pronatec. Esta foi a forma que o Instituto encontrou de qualificar as pessoas da região antes que a sede fique pronta. O Pronatec é um grande programa nacional que veio para suprir uma carência de qualificação profissional em vários eixos tecnológicos", fala Viviane.

Borges ressaltou que não seria possível dar início aos cursos do Pronatec sem a parceria da Secretaria de Educação e Esportes, do apoio do prefeito Ademir Gonçalves, ex-prefeito Pedro Rippel, do vereador Jair Silva, da Câmara de Vereadores, do secretário do Meio Ambiente e Saneamento, Jorge Fischer, e dos demais articuladores da região que montaram uma comissão que se mobilizou para iniciar a implantação do câmpus em Rolante. "Inicialmente, teremos 4 cursos de capacitação através do Pronatec, mas a prefeitura e as entidades sindicais já nos apresentaram as demandas de formação para o ano de 2014, cuja previsão é de triplicar as ofertas de 2013 e serão ofertados cursos em diferentes eixos tecnológicos para atender diversos segmentos da economia local", afirma o coordenador.

Durante o evento, que contou com a participação da secretária de Assistência Social, Santa Zucatti, secretário da Habitação e Participação Popular, Claudiomiro Maria da Silva, coordenadora da Saúde Mental no município, enfermeira Márcia Besson, diretora da Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Trabalho, Diana Schierholt e a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oldenbrugo, Bárbara Keiser, foi apresentada a equipe que fará a orientação, supervisão, apoio e os professores dos cursos.

PRONATEC

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

Em Rolante, as aulas serão realizadas segundas, terças e quarta-feiras, das 19 às 22h30, com exceção do curso de Agricultor Familiar, cujas aulas serão terças e quartas-feiras das 19 às 22h30 e sábados à tarde para aulas práticas. Os alunos receberão uma ajuda de custo de R$ 2 a R$ 2,50 a hora/aula. No total os cursos terão 160 horas/aula, sendo que o de Agricultor Familiar terá 200 horas/aula.

Publicado em 20/11/2013. / Fotos: Edna Cardoso (prefeitura de Rolante)

Galeria

Pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Ramos Aula inaugural do Pronatec Pronatec no Câmpus Rolante

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria