Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2017/2

Abertas as inscrições para o Processo Seletiv 2017_2

Com um total de 1.320 vagas entre cursos técnicos e superiores gratuitos, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As vagas são ofertadas em nove municípios do Estado, nos campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Feliz, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão. São 928 vagas em cursos técnicos subsequentes (para quem já possui o ensino médio) e 392 em cursos superiores. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou nos campi (endereços abaixo), que disponibilizarão computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os superiores. É possível solicitar isenção da taxa, no período de 3 a 19 de abril (informações no Edital 21/2017, disponível no Portal de Ingresso).

Importante: candidatos que solicitarem a isenção, sendo beneficiados ou não, precisam realizar a inscrição no processo seletivo.

Os Editais 25/2017 e 26/2017, com todas as informações referentes a esse Processo Seletivo, bem como os Manuais do Candidato, podem ser conferidos no Portal de Ingresso do IFRS (ingresso.ifrs.edu.br).

As provas serão aplicadas em 4 de junho e o início das aulas ocorrerá no segundo semestre de 2017. Para acompanhar todas as informações, ter acesso ao Manual do Candidato e às orientações sobre a isenção da taxa de inscrição, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.

>> Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar por "prova e nota do Enem" ou por "nota do Enem", ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2016). A primeira alternativa significa que o candidato fará a prova do Processo Seletivo próprio do IFRS, no dia 4 de junho, mas também tem a possibilidade de utilizar a nota do Enem, concorrendo nas duas modalidades. Se optar apenas por nota do Enem, o candidato não necessita realizar a prova no dia 4 de junho.

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

>> Modalidades dos cursos oferecidos

  • Subsequentes ao Ensino Médio - voltados para estudantes que já concluíram o Ensino Médio, os quais cursarão o técnico no IFRS. Oferecem formação de nível médio.

Superiores:

  • Bacharelados - cursos superiores (para estudantes que já concluíram o Ensino Médio) que oferecem formação teórica e prática ampla e suporte científico.
  • Tecnológicos - cursos superiores (para estudantes que já concluíram o Ensino Médio) cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho, com carga horária menor em relação a bacharelados e licenciaturas.
  • Licenciaturas - cursos superiores (para estudantes que já concluíram o Ensino Médio) indicados para quem pretende atuar em ambientes educacionais.

>> Opções de cursos, turnos, número de vagas e endereços dos campi

>>DATAS IMPORTANTES DO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES 2017/2:

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 3 a 19 de abril
  • Resultado das solicitações de isenção: 25 de abril de 2017
  • Inscrições para o processo seletivo: de 10 de abril a 9 de maio (candidatos que solicitaram a isenção, sendo beneficiados ou não, precisam realizar a inscrição a partir do dia 26 de abril)
  • Provas: 4 de junho

 

>>> Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Ingresso: http://ingresso.ifrs.edu.br

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria