Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Provas do processo seletivo de estudantes ocorrem no domingo

Cartaz - Processo Seletivo 2014

As provas do processo seletivo unificado 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) serão realizadas no domingo, 1º de dezembro de 2013, nos municípios dos 12 câmpus da instituição: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (câmpus Porto Alegre e Restinga), Rio Grande e Sertão.

No Manual do Candidato, disponível na aba do Processo Seletivo, é possível encontrar os conteúdos considerados para cada uma das modalidades de cursos oferecidos e orientações sobre as provas. Na mesma aba, estão disponíveis também os locais de provas e a tabela completa da densidade de candidatos por vaga em cada câmpus.

São 9.379 inscritos para fazerem as provas, concorrendo a 2.166 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio. Via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são mais 1.444 inscritos, que concorrem a 463 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio.

Confira algumas orientações sobre o dia das provas, mas não deixe de consultar o Manual do Candidato referente à modalidade do curso para o qual você está inscrito:

  • Cursos técnicos de nível médio concomitantes e integrados - as provas terão início às 8h30, com duração de 3 horas. O candidato deve comparecer ao local 30 minutos antes do horário, portando o documento de identidade com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Serão 40 questões objetivas, que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental.
  • Cursos técnicos de nível médio subsequentes - as provas começarão às 14h, com duração de 3 horas e 30 minutos. O candidato deve comparecer ao local de provas 30 minutos antes do horário, portando o documento de identidade com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. O exame constitui-se de 40 questões objetivas, que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Para os cursos técnicos de Instrumento Musical (Flauta e Violão), será aplicada prova prática instrumental em caráter eliminatório para os 12 primeiros candidatos classificados, por curso, em ordem decrescente em cada um dos Sistemas de Ingresso.
  • Cursos superiores - as provas terão início às 14h, com duração de 4 horas e 30 minutos. O candidato deve comparecer ao local 30 minutos antes do horário, portando o documento de identidade com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. A prova terá 45 questões objetivas e haverá uma prova de redação, com o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio.

O IFRS oferece o total de 2.020 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores, todos gratuitos, distribuídas em 12 câmpus no Rio Grande do Sul. Das vagas para os cursos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Enem e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ainda não foram realizadas.

Saiba mais sobre as modalidades de cursos oferecidos:

  • Técnicos de nível médio integrado - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.
  • Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
  • Técnicos de nível médio concomitante - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.
  • Superior tecnológico - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
  • Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
  • Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria