Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Mais de 4 mil candidatos farão processo seletivo do IFRS neste domingo

Provas do processo seletivo ocorrerão no domingo, 4 de junho

Serão realizadas no domingo, 4 de junho de 2017, as provas do processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), para ingresso no segundo semestre deste ano. As provas ocorrem em nove municípios do Rio Grande do Sul: Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Feliz, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão. São 4.409 inscritos, concorrendo a 659 vagas em cursos superiores e técnicos.

Os candidatos devem comparecer às 8h aos locais de provas, que foram informados pelo Portal de Ingresso. As provas ocorrem às 8h30min, com duração de até 3 horas 30 minutos (para os cursos técnicos) e 4 horas e 30 minutos (para os cursos superiores).

Orientações aos Candidatos:

>> Chegue com antecedência - o Manual do Candidato recomenda a chegada ao local de prova pelo menos 30 minutos antes do horário, ou seja, até as 8h. Não poderão realizar a prova os candidatos que se apresentarem na sala após o horário estabelecido para início das atividades: 8h30min.

>> Leve caneta esferográfica azul ou preta.

>> Leve a versão original de documento de identidade com foto utilizado na inscrição - os documentos deverão estar em perfeitas condições. Não são considerados válidos os documentos onde se lê "não-alfabetizado" nem os com fotografia desatualizada.

São aceitos:

Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública - Instituto de Identificação, pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista; Carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; Carteira de Trabalho; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação - somente modelo expedido na forma da Lei n.º 9.503/97.

>> Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.

>> Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, relógio digital, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen-drives, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares.

>> Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado.

>> Água: é permitido levar uma garrafa de água para consumo.

>> Alimentos: não será permitido o consumo na sala de prova. Com o acompanhamento de um fiscal, o candidato poderá consumir alimento fora da sala.

>> Saída da sala: somente será permitida a partir de 1 (uma) hora após o seu início.

ENEM

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS é utilizando a nota do Enem de 2009 a 2016. Nesta modalidade, foram 2.019 inscritos para 464 vagas. A relação de candidatos por vaga está no Portal de ingresso.

SISU

Para os cursos superiores, outra possibilidade de ingresso é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), veja o cronograma em http://sisu.mec.gov.br. Nesta modalidade, estão sendo ofertadas 197 vagas, saiba quais.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria