Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Dia Mundial das Habilidades dos Jovens está no calendário da Rede Federal

Dia Mundial das Habilidades dos Jovens

A partir de 2017, o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, o World Youth Skills Day (WYSD, na sigla em inglês), comemorado em 15 de julho, passará a fazer parte do calendário da Rede Federal. Atividades locais serão realizadas para celebrar a data e as conquistas proporcionadas pela educação profissional e tecnológica. As comemorações do WYSD contarão ainda com a competição fotográfica internacional Habilidades em Ação (#skillsinaction), promovida pelo Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc).

Instituído pela Organização da Nações Unidas (ONU), o primeiro Dia Mundial das Habilidades dos Jovens foi comemorado em 2015, ano em que foi firmado o novo acordo climático e estabelecida a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, o WYSD veio para incentivar o cumprimento de objetivos desses atos: promover um crescimento econômico inclusivo e sustentável, bem como garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa.

Para esta edição, a ONU mobiliza seus países-membros para reafirmar a educação e a formação técnica e profissional como meios para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) referentes a 2016 apontam que "apesar de a taxa de emprego dos jovens aumentar em relação ao ano anterior, o número de jovens sem emprego permanece em 10% em muitos países".

Membro do Unevoc desde dezembro de 2016, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) incentiva ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo. "O WYSD representa o fortalecimento integrado, quando diversas nações refletem profundamente sobre o mesmo tema. Sabemos que uma política pública de educação profissional de qualidade é importante para a superação da crise vivida pelo Brasil, e a atuação conjunta com diversos países nos deixa fortalecidos", afirma o coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Jefferson Manhães.

#skillsinaction - Voltada a estudantes de todo o mundo com idade mínima de 18 anos, a competição fotográfica pretende destacar as oportunidades e o impacto positivo da educação profissional e tecnológica para as pessoas, suas famílias e a comunidade local. Fotos autorais deverão registrar o momento de ação das habilidades, mostrando como o treinamento profissional contribui para incentivar o emprego juvenil, o empreendedorismo, a equidade e a igualdade de gênero, além de facilitar a transição para economias e sociedades sustentáveis.

Adequação ao tema, originalidade, criatividade e meios inovadores para transmitir a mensagem são os critérios do concurso. Os vencedores serão anunciados em 17 de julho. O primeiro colocado será premiado com um tablet, enquanto o segundo receberá uma câmera fotográfica. A foto mais curtida no Facebook também terá premiação.

O formulário de submissão das fotos deve ser enviado até 30 de junho de 2017 para o endereço eletrônico [email protected].

Acesse as regras do #skillsinaction

 

>> Orientações sobre o concurso de fotografias

>> Formulário competição fotográfica

 

Texto: Lena Marinho - Assessoria de Comunicação Conif

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria