Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão realiza aula inaugural de seu primeiro curso do Pronatec

Coordenador do Câmpus Viamão, Jeferson Funchal

O Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS) realizou no dia 7 de dezembro, às 9h, a aula inaugural do curso de Condutor Ambiental do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso faz parte de uma parceria entre o Câmpus Viamão, a Secretaria Municipal de Educação de Viamão e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). A carga horária total de 200 horas será distribuída entre as disciplinas de Orientação Profissional e Cidadania, Técnicas de Observação e Identificação da Fauna e Flora Regionais, Turismo e Sustentabilidade, Trabalho do Condutor Ambiental Local, Segurança e Primeiros Socorros, Geografia do RS Aplicada ao Turismo e História Aplicada ao Turismo Regional. As aulas teóricas ocorrem na Escola Municipal Frei Pacífico, localizada na Rua Coelho de Souza, S/N, no bairro Itapuã, e as aulas práticas serão realizadas no Parque Estadual de Itapuã.

Estiveram presentes o coordenador de implantação do Câmpus Viamão, Jeferson Funchal; a diretora-geral da Secretaria de Educação, Rejane Viegas; o diretor do Parque Estadual de Itapuã na SEMA, Carlos Mâncio; o professor e supervisor do curso, Celson Silva; e os professores Aline Cunha, Ana Paula Ribeiro, e Leandro Bazotti.

Em sua fala, Jeferson destacou que os alunos do curso fazem parte da primeira turma do Pronatec oferecida pelo Câmpus Viamão. "Vocês são especiais para o câmpus. O nosso objetivo é que ao final do curso vocês possam efetivamente exercer a profissão de vocês", afirmou o coordenador.

Para a diretora, a presença do Instituto Federal em Viamão é muito importante. "Só temos a agradecer. É uma oportunidade para os jovens. Esse curso depois vai abrir portas para cursos técnicos e para chegar na pós-graduação, no mestrado e no doutorado. Algo que realmente está dando uma alavancada para a Educação no município", assegura.

Para Mâncio, a parte prática do curso será fundamental. "Vocês vão ser os nossos agentes de educação ambiental. E a educação ambiental não se completa se as pessoas não entram na mata. Só vão entender a mensagem da natureza quando tiverem contato com ela", enfatiza.

  • Saiba mais sobre o Parque Estadual de Itapuã.
  • Pronatec - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

Acesse o sítio do Pronatec.

Publicado em 09/12/2013.

 

Galeria

Aula inaugural do Pronatec Diretora-geral da Secretaria de Educação, Rejane Viegas Diretor do Parque Estadual de Itapuã na SEMA, Carlos Mâncio Professor e supervisor do curso, Celson Silva Escola Municipal Frei Pacifico

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade:siep@bento.ifrs.edu.br | Ouvidoria