Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada realiza formatura de presidiárias no curso de maquiagem cênica

Folder do curso de Maquiagem Cênica

O Câmpus Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a formatura de 27 apenadas no curso de Maquiagem Cênica, do Programa Mulheres Mil, no dia 12 de dezembro, às 19h. A formação profissional ocorreu na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, em uma parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Compuseram a mesa de honra: o representante do IFRS, Fábio Marçal; a representante da UFRGS, Aline Cunha; o representante da Susepe, Alberi de Moura; a diretora da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, Marilia dos Santos Simões; a representante da coordenadoria das penitenciárias da Mulher, Anelise Pereira; e o paraninfo da turma, professor e maquiador Cassiano Pellenz. O evento também teve a presença da gestora institucional do Programa Mulheres Mil do IFRS, Gina Valent.

Na formatura, conduzida pela professora Aline Cunha e pela drag queen e professora do curso, Suzzy B (Rafael Silva), cada aluna pode receber a visita de um acompanhante. Com os amigos e familiares na plateia, as alunas desfilaram no salão, maquiadas e penteadas por Pellenz. Na entrega dos certificados todas as alunas receberam também um material sobre o curso, ilustrado com fotos das mesmas e uma mensagem carinhosa que havia sido escrita por uma colega.

Para o coordenador de implantação do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal, a efetivação do Mulheres Mil no sistema prisional, especificamente no Madre Pelltier, demonstrou ser uma experiência rica e necessária. "Rica, porque movimentou o IFRS na busca de parcerias, algo que possibilitou atingir um público historicamente esquecido dos programas de educação profissional. Necessária, porque potencializou nas alunas, e nos que se envolveram com o curso, elementos fundamentais de uma educação transformadora, como: respeito, solidariedade, qualidade profissional, entre outros", explica.

"Acreditamos que o curso de Maquiagem Cênica e Artística mergulhou na essência do Mulheres Mil, pois, dentro dos princípios da inclusão e da emancipação, sinalizou perspectivas de escolarização e profissionalização para as alunas que vivenciaram essa experiência", complementa Marçal.

Em discurso a oradora da turma, Sabrina Gomes, leu um texto de Fabricio Carpinejar, com o título Pequenos céus somados. "Liberdade vem com o tempo, liberdade vem devagar, liberdade é esforço. Não ser do tamanho de nossa prisão, mas ser do tamanho de nossa vontade".

A segunda oradora da turma, Raquel Silva, falou ter baseado suas palavras na história de vida de Frida Kahlo. "Apenas nosso corpo que está preso, nossa mente é livre. Livre para pensar e exercer uma profissão digna e para termos um futuro promissor. Só temos que agradecer pela oportunidade de profissionalização e compromisso de trabalho e persistência. Hoje não somos presas, nem apenadas, somos formandas. Pois todas nós esperamos ter uma partida feliz e nunca mais voltar", afirmou.

As alunas também fizeram uma homenagem, com entrega de flores para a agente penitenciária, Lucivânia Rigo.

Saiba mais sobre o curso

O curso teve carga horária total de 160 horas, ocorreu de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30. Para participar, as candidatas deveriam ser mulheres em situação de prisão do regime fechado, estar matriculadas e cursando alguma etapa da Educação Básica, dispor do tempo exigido e ter condições de cumprir com a carga horária. Todas tiveram direito a auxilio financeiro no valor de R$ 100 mensais, condicionado à frequência regular no curso.

Entre os eixos e temáticas que foram trabalhados, estão: peles, rostos e formas faciais, o dia-a-dia da maquiagem, festas e estilos, maquiagens e cuidados e valorização do trabalho feminino.

Participaram do Programa: o coordenador de implantação do Câmpus Alvorada do IFRS, Fábio Marçal; o pedagogo do IFRS, Guilherme Bradt; a professora do Departamento de Estudos Especializados em Jovens e Adultos da UFRGS, Aline Cunha; a agente penitenciária e pedagoga, Lucivânia Rigo; o hairstylist e maquiador, Cassiano Pellenz; a drag queen e professora do curso, Suzzy B (Rafael Silva); o cenógrafo e professor de artes visuais, Marco Fronckowiak; a integrante do Instituto de Assessoria as Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq), Marina Rodrigues; a pedagoga e esteticista Aline Guilhão; a professora de português e técnica-administrativa da UFRGS, Maria Conceição Fontoura; a estudante de Licenciatura em Química na UFRGS, Andréia da Silva; a estudante de pedagogia da UFRGS, Daniele Braz; a estudante de Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires, Katia Gass; a funcionária da Segurança Publica, Valdirene Alves; a fotógrafa Nina Bridigi; o maquiador, Rafael Gomes; a coordenadora da organização de Mulheres Negras Maria Maria, Rosiane Oliveira; e a maquiadora profissional, Juliana Ferreira.

 

Galeria

Mesa de honra da formatura Composição da mesa de honra Composição da mesa de honra Formatura de presidiárias no curso de maquiagem cênica Formatura de presidiárias no curso de maquiagem cênica Formandas recebem certificados Formandas recebem certificados Professor Cassiano Pellenz Coordenador de implantação do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal Coordenador de implantação do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal Representante da UFRGS, Aline Cunha Agente penitenciária, Lucivânia Rigo recebe homenagem Formandas recebem presentes e materiais sobre o curso Formandas entregam mensagens para professores do curso Coquetel de formatura Coquetel de formatura

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria