O Câmpus Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a formatura de 27 apenadas no curso de Maquiagem Cênica, do Programa Mulheres Mil, no dia 12 de dezembro, às 19h. A formação profissional ocorreu na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, em uma parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Compuseram a mesa de honra: o representante do IFRS, Fábio Marçal; a representante da UFRGS, Aline Cunha; o representante da Susepe, Alberi de Moura; a diretora da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, Marilia dos Santos Simões; a representante da coordenadoria das penitenciárias da Mulher, Anelise Pereira; e o paraninfo da turma, professor e maquiador Cassiano Pellenz. O evento também teve a presença da gestora institucional do Programa Mulheres Mil do IFRS, Gina Valent.
Na formatura, conduzida pela professora Aline Cunha e pela drag queen e professora do curso, Suzzy B (Rafael Silva), cada aluna pode receber a visita de um acompanhante. Com os amigos e familiares na plateia, as alunas desfilaram no salão, maquiadas e penteadas por Pellenz. Na entrega dos certificados todas as alunas receberam também um material sobre o curso, ilustrado com fotos das mesmas e uma mensagem carinhosa que havia sido escrita por uma colega.
Para o coordenador de implantação do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal, a efetivação do Mulheres Mil no sistema prisional, especificamente no Madre Pelltier, demonstrou ser uma experiência rica e necessária. "Rica, porque movimentou o IFRS na busca de parcerias, algo que possibilitou atingir um público historicamente esquecido dos programas de educação profissional. Necessária, porque potencializou nas alunas, e nos que se envolveram com o curso, elementos fundamentais de uma educação transformadora, como: respeito, solidariedade, qualidade profissional, entre outros", explica.
"Acreditamos que o curso de Maquiagem Cênica e Artística mergulhou na essência do Mulheres Mil, pois, dentro dos princípios da inclusão e da emancipação, sinalizou perspectivas de escolarização e profissionalização para as alunas que vivenciaram essa experiência", complementa Marçal.
Em discurso a oradora da turma, Sabrina Gomes, leu um texto de Fabricio Carpinejar, com o título Pequenos céus somados. "Liberdade vem com o tempo, liberdade vem devagar, liberdade é esforço. Não ser do tamanho de nossa prisão, mas ser do tamanho de nossa vontade".
A segunda oradora da turma, Raquel Silva, falou ter baseado suas palavras na história de vida de Frida Kahlo. "Apenas nosso corpo que está preso, nossa mente é livre. Livre para pensar e exercer uma profissão digna e para termos um futuro promissor. Só temos que agradecer pela oportunidade de profissionalização e compromisso de trabalho e persistência. Hoje não somos presas, nem apenadas, somos formandas. Pois todas nós esperamos ter uma partida feliz e nunca mais voltar", afirmou.
As alunas também fizeram uma homenagem, com entrega de flores para a agente penitenciária, Lucivânia Rigo.
Saiba mais sobre o curso
O curso teve carga horária total de 160 horas, ocorreu de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30. Para participar, as candidatas deveriam ser mulheres em situação de prisão do regime fechado, estar matriculadas e cursando alguma etapa da Educação Básica, dispor do tempo exigido e ter condições de cumprir com a carga horária. Todas tiveram direito a auxilio financeiro no valor de R$ 100 mensais, condicionado à frequência regular no curso.
Entre os eixos e temáticas que foram trabalhados, estão: peles, rostos e formas faciais, o dia-a-dia da maquiagem, festas e estilos, maquiagens e cuidados e valorização do trabalho feminino.
Participaram do Programa: o coordenador de implantação do Câmpus Alvorada do IFRS, Fábio Marçal; o pedagogo do IFRS, Guilherme Bradt; a professora do Departamento de Estudos Especializados em Jovens e Adultos da UFRGS, Aline Cunha; a agente penitenciária e pedagoga, Lucivânia Rigo; o hairstylist e maquiador, Cassiano Pellenz; a drag queen e professora do curso, Suzzy B (Rafael Silva); o cenógrafo e professor de artes visuais, Marco Fronckowiak; a integrante do Instituto de Assessoria as Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq), Marina Rodrigues; a pedagoga e esteticista Aline Guilhão; a professora de português e técnica-administrativa da UFRGS, Maria Conceição Fontoura; a estudante de Licenciatura em Química na UFRGS, Andréia da Silva; a estudante de pedagogia da UFRGS, Daniele Braz; a estudante de Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires, Katia Gass; a funcionária da Segurança Publica, Valdirene Alves; a fotógrafa Nina Bridigi; o maquiador, Rafael Gomes; a coordenadora da organização de Mulheres Negras Maria Maria, Rosiane Oliveira; e a maquiadora profissional, Juliana Ferreira.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria