Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Falece o Reitor do IFRS Professor Osvaldo Casares Pinto

Osvaldo era reitor desde 2016

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) informa, com pesar, o falecimento do Magnifico Reitor, professor Osvaldo Casares Pinto, na manhã deste sábado, 02 de dezembro de 2017.

Osvaldo tinha 55 anos, natural de Rio Grande. Atuava no magistério há mais de 34 anos, sempre na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e pela mesma instituição: o Colégio Técnico Professor Mário Alquati, hoje Campus Rio Grande do IFRS. Se orgulhava por ter sido estudante da Rede Federal e lutava contra um câncer há mais de um ano.

Era graduado em engenharia civil (1986) e matemática (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Possuía especialização na área de engenharia civil (1989) pela Furg, mestrado (1993) e doutorado (1999) na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Foi Diretor-geral do Campus Rio Grande por dois mandatos (2009 a 2013) e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS por três anos (2013/2015). Era casado com Carmen Lenira de Ávila Pinto desde 1987.

O reitor foi eleito pelos servidores e estudantes no pleito realizado no dia 8 de outubro de 2015 e recebeu posse no dia 18 de fevereiro de 2016, pelo então Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em seu discurso de posse, o reitor agradeceu à comunidade pelo reconhecimento do seu trabalho, quando expressou: "São 33 anos trabalhando para a Rede Federal. Tomo posse com o intuito de continuar a expansão para possibilitar que um número cada vez maior de pessoas tenha a chance de frequentar um instituto federal".

Os atos fúnebres serão realizados no átrio da Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves - Rua General Osório, 348, a partir das 16 horas deste sábado. Em Rio Grande, sua cidade natal, os atos fúnebres serão realizados no domingo, no anfiteatro Earle Barros do Campus Rio Grande - Rua Engenheiro Alfredo Huck, 475.

O IFRS decreta luto oficial de três dias.

A comunidade do IFRS agradece pelo seu comprometimento para com a instituição e por sua atuação em busca do fortalecimento do Ensino público, gratuito e de qualidade.

Processo Seletivo

As provas do processo seletivo serão mantidas e ocorrerão normalmente este domingo, dia 3 de dezembro de 2017.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria