Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Conif divulga selo comemorativo dos 10 anos dos Institutos Federais

O selo comemorativo dos dez anos de criação dos Institutos Federais foi validado nesta quinta-feira, 7/12, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), durante a 80ª Reunião Ordinária, que ocorre em Brasília. Para a definição da peça, o Conif realizou um concurso com a participação de comunicadores dos institutos federais. Ao total, 15 instituições apresentaram propostas, sendo a criação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a vencedora, que será estampada em todas as peças de divulgação impressas e digitais no decorrer de 2018.

O programador visual do IFMS, Murilo Delmondes, um dos responsáveis pela criação do selo, explica que a marca foi concebida com base na ideia de que os Institutos Federais atuam em rede. ?Os 38 Institutos Federais são representados por pontos que, ligados por retas, formam o mapa do Brasil. Essa imagem está inserida em um círculo que, além de ser um zero referente aos 10 anos, também é uma referência ao globo terrestre, que representa a internacionalização da Rede Federal?.

O assessor de Comunicação Social do IFMS, Vinícius Bazenga Vieira, que também participou da elaboração do conceito do selo, esclarece por que a marca possibilita duas leituras. ?Além de informar que os Institutos Federais estão completando dez anos, o selo também celebra a expansão da educação profissional no Brasil, com a implantação de mais de 300 campi em uma década. Dessa forma, mostramos que os institutos são mais do que escolas e contribuem para o desenvolvimento do país por meio da educação, da ciência e da tecnologia?, destacou Vinícius.

Tanto a tipografia quanto as cores usadas no selo são as mesmas da marca dos Institutos Federais, com o verde simbolizando a harmonia das instituições e o vermelho como o pensamento forte. As linhas que ligam os pontos formam triângulos, o que também tem relação com a concepção do selo. ?Além de representar a harmonia da atuação em rede, os triângulos também representam o ensino, a pesquisa aplicada e a extensão tecnológica, que são as atividades fins dos Institutos Federais?, ressaltou Murilo.

Foram criadas duas versões do selo comemorativo. ?A preferencial tem mais tons de cores e nuances, e é ideal no uso de meios digitais, especialmente em vídeo. Já a simplificada tem menos cores e detalhes, sendo melhor aplicada em mídias impressas e formatos reduzidos?, pontuou o programador visual.

Foi enviado ao Conif um brandbook, manual de aplicação da marca, que será disponibilizado aos programadores visuais da Rede Federal. Além de ter outras versões ? como monocromática, escala de cinza, positiva e negativa ? o manual traz informações como cores e tipografia usadas, aplicações horizontais e verticais, além de duas versões de assinatura.

Dez anos IF ? Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Além de oferecer educac?a?o profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, os Institutos Federais promovem a pesquisa aplicada e a inovac?a?o tecnolo?gica.

Atualmente, sa?o 644 campi espalhados pelo país, com mais de um milha?o de estudantes matriculados e cerca de 70 mil servidores, entre professores e te?cnico-administrativos.

Assista ao vídeo que apresenta o conceito do selo.

Com informações do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Texto: Assessoria de Comunicação Conif

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria