Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Certificação do Ensino Médio pelo Encceja

A partir de 2017, a certificação do Ensino Médio que era realizada pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passa a ocorrer a partir do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O IFRS, que desde 2010 fazia a certificação do Enem, agora fará a certificação do Encceja.

O que é o Encceja:

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para os brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma no exterior, para brasileiros que estejam morando fora do país.

Mais informações no site do MEC ou no site do Encceja

Local de prova:

O local de prova é informado junto com o cartão de confirmação na página do participante do Encceja, no site do Inep. É importante lembrar que o IFRS apenas certifica, ou seja, NÃO É LOCAL DE PROVA.

Instituição certificadora

É no momento da inscrição que o participante escolhe a unidade da federação e a instituição certificadora (Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais).

Dúvidas a respeito da certificação do ensino médio através do Encceja no IFRS podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria