Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Instituto Federal irá realizar o evento Volta às Aulas sem Machismo nos campi Alvorada e Viamão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) irá promover, na próxima semana, o evento Volta às Aulas Sem Machismo. O lançamento será no Campus Viamão, no dia 6 de março, às 19h e contará com palestra da professora Elika Takimoto (CEFET-RIO). No dia 7 de março, às 16h, o Campus Alvorada irá realizar uma Roda de Conversa com a promotora legal popular da ONG Themis, Gina Hermann. Em ambos os dias as boas-vindas serão dadas pelo Reitor Substituto do IFRS, professor José Eli Santos e pela Pró-reitora de Extensão do IFRS, professora Viviane Ramos e a abertura será feita pelo Deputado Estadual Edegar Pretto, representando o Comitê Gaúcho do HeForShe. Podem participar servidores, alunos e convidados do HeForShe, e não será necessária uma inscrição prévia.

O Volta às Aulas Sem Machismo é uma iniciativa da ONU Mulheres para prevenir a violência decorrente do machismo nas instituições de ensino. Para isso O Comitê Eles Por Elas organizou um calendário de ações relacionadas a igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres.

As atividades destacam o IFRS como integrante do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Eles Por Elas (HeForShe), sob a liderança da ONU Mulheres e presidido pelo Deputado Estadual Edegar Pretto, da Frente Parlamentar Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

 

PROGRAMAÇÃO:

>> Dia 6 de março

Local: Campus Viamão (Av. Senador Salgado Filho, 7000 - Centro Tecnológico Audiovisual do RS -Tecna)

  • 18h às 18h50 - Estande de autógrafos e venda de livros com Elika Takimoto (CEFET-RIO).
  • 19h - Boas-vindas com o Reitor Substituto do IFRS, professor José Eli Santos e a Pró-Reitora de Extensão do IFRS, professora Viviane Ramos.
  • 19h10 - Abertura com o Deputado Estadual Edegar Pretto, representando o Comitê Gaúcho do HeForShe
  • 19h30 - Palestra da professora Elika Takimoto (CEFET-RIO).
  • 20h30 - Apresentação do Grupo Teatral Sem Nome, Só Teatro.
  • 21h10 - Participação da plateia.

 

>> Dia 7 de março

Local: Campus Alvorada (Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes)

  • 15h - Boas Vindas com Reitor Substituto do IFRS, professor José Eli Santos e a Pró-Reitora de Extensão do IFRS, professora Viviane Ramos.
  • 15h30 - Abertura com o Deputado Estadual Edegar Pretto, representando o Comitê Gaúcho do HeForShe
  • 16h - Roda de conversa com a promotora legal popular da ONG Themis*, Gina Hermann, com o Deputado Estadual Edegar Pretto, alunas e servidoras do Campus Alvorada.

 

*A ONG Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos trabalha no enfrentamento da discriminação contra mulheres.

 

 

IFRS no Comitê ElesPorElas da ONU Mulheres

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) integra o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas (HeForShe) da ONU Mulheres, na categoria Educação. O comitê foi lançado no dia 7 de abril de 2017, em um grande evento na Assembleia Legislativa, que teve a participação da representante do escritório da ONU Mulheres no Brasil, a espanhola Nadine Gasman. A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, representou o IFRS na ocasião.

O Comitê configura-se como uma frente com integrantes de diferentes setores da sociedade que trabalha na conscientização e em ações relacionadas a igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres e meninas, seja psicológica, sexual, física ou moral. São representantes do IFRS no grupo os servidores Alexander Ferreira, do Campus Viamão (titular), e Fábio Azambuja Marçal, do Campus Alvorada (suplente).

Sobre o Comitê Gaúcho Impulsor - Educação: é composto por instituições educacionais públicas e privadas e tem caráter consultivo, para avaliar estratégias de mobilização do público masculino e compromissos institucionais a serem incentivados em busca da equidade de gênero. Ao aderir ao movimento, as instituições se comprometem a promover uma mudança interna ou a criarem programas que empoderem as mulheres.

Sobre o Movimento ElesPorElas: é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção de barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial. O objetivo é difundir a conscientização. Mais informações no site elesporelas.org.

 

Sobre Elika Takimoto

É vencedora do prêmio Saraiva de literatura na categoria Crônicas, Doutora em Filosofia pela UERJ, Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ, Graduada em Física pela UFRJ e Professora e Coordenadora de Física no CEFET/RJ. Autora dos livros: História da física na sala de aula; Minha vida é um blog aberto; Como enlouquecer seu professor de física; Filhosofia; Beleza suburbana; Tenso, logo escrito; e Isaac no mundo das partículas.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria