Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Viamão promoveu o evento Volta às aulas sem machismo

Volta às aulas sem machismo

O Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) promoveu, no dia 6 de março, o lançamento do evento Volta às Aulas Sem Machismo, no Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna). Das 18h30 às 19h15, a professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e escritora Elika Takimoto realizou uma sessão de autógrafos. Às 19h30, os alunos, servidores e convidados foram recebidos com uma fala do diretor-geral do Campus Viamão do IFRS, Alexandre Martins Vidor; do Reitor substituto do IFRS, José Eli dos Santos e do representante do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesporElas (HeforShe) no IFRS, Alexsander Ferreira. Na sequência, ocorreu a palestra da professora Elika Takimoto. E após, a apresentação do grupo teatral ?Sem nome, só teatro?. Ao final foi aberto espaço para perguntas à palestrante. Esteve presente a pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos.

O Volta às aulas sem machismo é uma iniciativa da ONU Mulheres para prevenir a violência decorrente do machismo nas instituições de ensino. Para isso o Comitê ElesporElas (HeforShe) organizou um calendário de ações relacionadas a igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) integra o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesporElas (HeforShe) da ONU Mulheres, na categoria Educação. O comitê foi lançado no dia 7 de abril de 2017, em um grande evento na Assembleia Legislativa, que teve a participação da representante do escritório da ONU Mulheres no Brasil, a espanhola Nadine Gasman. A Pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, representou o IFRS na ocasião. O comitê configura-se como uma frente com integrantes de diferentes setores da sociedade que trabalha na conscientização e em ações relacionadas a igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres e meninas, seja psicológica, sexual, física ou moral. São representantes do IFRS no grupo, os servidores: Alexander Ferreira, do Campus Viamão e Fábio Azambuja Marçal, do Campus Alvorada.

O Comitê gaúcho impulsor - educação: é composto por instituições educacionais públicas e privadas e tem caráter consultivo, para avaliar estratégias de mobilização do público masculino e compromissos institucionais a serem incentivados em busca da equidade de gênero. Ao aderir ao movimento, as instituições se comprometem a promover uma mudança interna ou a criarem programas que empoderem as mulheres.

Sobre o movimento ElesporElas: É um esforço global para envolver homens e meninos na remoção de barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial.

Sobre Elika Takimoto: É vencedora do prêmio Saraiva de literatura na categoria Crônicas, Doutora em Filosofia pela UERJ, Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ, Graduada em Física pela UFRJ e Professora e Coordenadora de Física no CEFET/RJ. Autora dos livros: História da física na sala de aula; Minha vida é um blog aberto; Como enlouquecer seu professor de física; Filhosofia; Beleza suburbana; Tenso, logo escrito; e Isaac no mundo das partículas.

 

 

Galeria

Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo Volta às aulas sem machismo

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria