O Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) promoveu, no dia 6 de março, o lançamento do evento Volta às Aulas Sem Machismo, no Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna). Das 18h30 às 19h15, a professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e escritora Elika Takimoto realizou uma sessão de autógrafos. Às 19h30, os alunos, servidores e convidados foram recebidos com uma fala do diretor-geral do Campus Viamão do IFRS, Alexandre Martins Vidor; do Reitor substituto do IFRS, José Eli dos Santos e do representante do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesporElas (HeforShe) no IFRS, Alexsander Ferreira. Na sequência, ocorreu a palestra da professora Elika Takimoto. E após, a apresentação do grupo teatral ?Sem nome, só teatro?. Ao final foi aberto espaço para perguntas à palestrante. Esteve presente a pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos.
O Volta às aulas sem machismo é uma iniciativa da ONU Mulheres para prevenir a violência decorrente do machismo nas instituições de ensino. Para isso o Comitê ElesporElas (HeforShe) organizou um calendário de ações relacionadas a igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres.
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) integra o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesporElas (HeforShe) da ONU Mulheres, na categoria Educação. O comitê foi lançado no dia 7 de abril de 2017, em um grande evento na Assembleia Legislativa, que teve a participação da representante do escritório da ONU Mulheres no Brasil, a espanhola Nadine Gasman. A Pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, representou o IFRS na ocasião. O comitê configura-se como uma frente com integrantes de diferentes setores da sociedade que trabalha na conscientização e em ações relacionadas a igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres e meninas, seja psicológica, sexual, física ou moral. São representantes do IFRS no grupo, os servidores: Alexander Ferreira, do Campus Viamão e Fábio Azambuja Marçal, do Campus Alvorada.
O Comitê gaúcho impulsor - educação: é composto por instituições educacionais públicas e privadas e tem caráter consultivo, para avaliar estratégias de mobilização do público masculino e compromissos institucionais a serem incentivados em busca da equidade de gênero. Ao aderir ao movimento, as instituições se comprometem a promover uma mudança interna ou a criarem programas que empoderem as mulheres.
Sobre o movimento ElesporElas: É um esforço global para envolver homens e meninos na remoção de barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial.
Sobre Elika Takimoto: É vencedora do prêmio Saraiva de literatura na categoria Crônicas, Doutora em Filosofia pela UERJ, Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ, Graduada em Física pela UFRJ e Professora e Coordenadora de Física no CEFET/RJ. Autora dos livros: História da física na sala de aula; Minha vida é um blog aberto; Como enlouquecer seu professor de física; Filhosofia; Beleza suburbana; Tenso, logo escrito; e Isaac no mundo das partículas.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria