Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Alvorada promove roda de conversa "Volta às Aulas Sem Machismo"

Promotora Gina Hermann conversando com a comunidade acadêmica do Campus Alvorada

Na última quarta-feira, 07 de março de 2018, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS promoveu, em parceria com o Campus Viamão, a roda de conversa "Volta às Aulas sem Machismo" com a promotora legal popular da ONG Themis, Gina Hermann. Estiveram presentes na atividade o reitor substituto do IFRS, José Eli dos Santos; a pró-reitora de Extensão da instituição, Viviane Silva Ramos; o diretor-geral do Campus Alvorada, Fabio Azambuja Marçal; o integrante do Comitê Gaúcho do HeForShe, Alexsandre Ferreira (servidor do Campus Viamão); membros da comunidade externa; além de estudantes e servidores do Campus Alvorada.

Em sua fala de abertura, Marçal destacou a importância dessa data para os institutos federais que têm como um dos objetivos aliar a formação profissional à cidadã, e dentro disso, combater o machismo. O reitor substituto mencionou iniciativas desenvolvidas no IFRS que abordam a questão de gênero como, por exemplo, o programa Mulheres Mil e ações de extensão em diversos campi.

José Eli ainda lembrou que quando ingressou na rede federal como aluno de eletrotécnica, em 1984, o curso era predominantemente masculino. Em 2010, retornou à instituição para uma conversa e percebeu que a turma era 50% de mulheres. Embora haja mudanças nesses cenários, as problemáticas seguem as mesmas. "Naquele tempo o futuro era os anos 2000 e se esperava algo mais 'futurista', entretanto ainda estamos discutindo machismo", desabafa.

Alexsander apresentou a origem da campanha "HeforShe", que tem o envolvimento de instituições/empresas gaúchas, como o IFRS, com o propósito de engajar os homens na luta pela igualdade de gênero.

Ao abrir a roda de conversa, Gina Hermann explicou a origem do Dia Internacional das Mulheres e contou sua trajetória. Ela trouxe alguns dados, tais como, que nos últimos 10 anos o número de violência tendo como vítimas mulheres brancas reduziu, entretanto aumentou em relação às mulheres negras. Gina - que é também é representante municipal do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas e conselheira de Saúde no município de Alvorada - alertou para a atenção que se deve ter com a violência (física, psicológica, moral, patrimonial), que muitas vezes ocorre em casa e que pode chegar ao feminicídio. Como conselho, indicou que sempre se leve adiante uma agressão denunciando quem a praticou.

A promotora ainda ressaltou a necessidade da mulher respeitar a si própria, ao seu corpo, lembrando da campanha #NãoéNão. Neste aspecto, acredita que o preservativo veio para dar liberdade e empoderamento às mulheres, que podem definir se querem ou não engravidar e prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.

Após a fala inicial, a roda de conversa seguiu com relatados emocionantes de alunas e servidoras do Campus Alvorada.

No dia 06 de março, o evento de lançamento do "Volta às Aulas em machismo" foi realizado no Campus Viamão com a palestra da professora Elika Takimoto (CEFET - Rio)

Volta às Aulas Sem Machismo

O Volta às Aulas Sem Machismo é uma iniciativa da ONU Mulheres para prevenir a violência decorrente do machismo nas instituições de ensino. Para isso o Comitê Eles Por Elas organizou um calendário de ações relacionadas à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres.

 

Confira outra fotos do evento no perfil do Campus Alvorada no facebook.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria