O Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS), iniciou no mês de março as atividades de quatro cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas de Inglês Básico, Auxiliar de Secretaria Escolar, Promotor de Vendas e Agricultor Familiar estão em andamento no Centro de Formação Profissional Walter Graf, no Centro de Viamão. O programa, em parceria com a Secretaria de Educação do município, atende um total de 330 alunos.
Para a supervisora do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, Lisandra Coromaldi, os alunos estão interessados e motivados. "Eles querem se qualificar para o mercado e trabalho. Acharam tudo muito bem organizado, gostaram dos professores, acharam os recursos audiovisuais interessantes". Segundo a supervisora, cada turma tem um perfil diferente. "Têm turmas mescladas de alunos jovens com outros mais velhos. O que chama a atenção é integração e a troca entre eles".
A supervisora do eixo tecnológico de recursos naturais, Márcia da Pieve Bertazo enfatiza a baixa evasão dos cursos. "De 60 alunos do curso de agricultor familiar, apenas três alunos não estão frequentando. O público é muito dedicado".
Segundo o professor da disciplina de Inglês Básico, Cristiano Rafael de Souza, o programa está proporcionando uma oportunidade única aos alunos. "Os cursos de idiomas normalmente são pagos, e o Pronatec oferece o mesmo ensino de qualidade de forma gratuita", afirma.
A professora da disciplina de Orientação Profissional e Cidadania, Isis Fernanda Pedroso Lorscheiter, considera que a experiência do curso tem sido positiva. Ela salienta a importância da orientação na descoberta da vocação e para a postura como profissional. "Eles acabam vendo se realmente aquela é a área que eles devem seguir".
Para a aluna Maria Aparecida Pacheco, o curso é uma forma de se aperfeiçoar. "Com o curso pretendo retornar para o mercado de trabalho". A estudante Rosmari Malta de Sá, falou: "Vim em busca de novos conhecimentos para aplicar em meu cargo".
PRONATEC
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.
No Câmpus, os 330 alunos estão distribuídos da seguinte forma: 120 no Inglês Básico, com carga horária de 220h; 60 no Promotor de Vendas, com carga horária de 160h; 60 no Agricultor Familiar, com 200h; 60 no Auxiliar de Secretaria Escolar, com 180h; e 30 no Condutor Ambiental (Veja informações AQUI), com 200h. Os alunos receberão uma ajuda de custo de R$ 2,50 a hora/aula.
Publicado em 26/03/2014.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria