Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão: Pró-reitores e diretor cumprem agenda no município

Pró-reitores do IFRS e diretor do Câmpus Viamão

A pró-reitora de Extensão do Instituto Federal (IFRS), Viviane Ramos, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, participaram no dia 1º de abril, de duas reuniões em Viamão. A primeira, com o prefeito do município, Valdir Bonatto e a segunda com a equipe de bolsistas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecidos pela instituição. Os objetivos foram: apresentar o novo diretor do Câmpus Viamão, Alexandre Vidor; discutir pontos importantes sobre a implantação do IFRS na cidade; e ter um retorno sobre o andamento das aulas do programa.

Na reunião realizada na prefeitura, às 11h30, participaram o prefeito, os pró-reitores, o diretor e a representante da Secretaria de Educação, Rejane Viegas. Nela foram feitas as apresentações do novo gestor, foram trazidos dados sobre o município, foi colocada a necessidade de definições em relação a localização da futura sede do câmpus e da viabilidade de uma nova audiência pública para rever os eixos dos cursos regulares que serão ofertados.

"A reunião foi solicitada com o objetivo de apresentar o novo diretor do Câmpus em Viamão, Alexandre Vidor. Temos a certeza que ele, com suas experiências profissionais*, irá colaborar para que a gente alavanque o processo de implantação", disse Casares.

Vidor enfatizou a importância da implantação do Câmpus e de direcionar os cursos para contribuir com os arranjos produtivos locais. "Nós temos uma orientação muito forte do governo federal no sentido de expandirmos a rede profissional e tecnológica no Brasil. O olhar da educação profissional a partir dos IFs tem um foco muito direcionado aos arranjos produtivos. Não há razão de ser de um IF se não for o desenvolvimento daquela região", afirma.

Bonatto falou sobre a importância do IFRS para Viamão. "Nós temos a clareza da importância das ações do IFRS para a cidade".

Viviane propôs uma nova audiência pública para reavaliar os eixos escolhidos para serem trabalhados no câmpus.

A reunião realizada com a equipe do Pronatec, às 13h30, ocorreu no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf. Viviane coordenou as apresentações, falou sobre o programa, e discutiu com os bolsistas sobre os resultados.

"Desde o inicio, em 2011, a gente acreditou e investiu apostando que o Pronatec seria uma grande ação do governo federal. Uma iniciativa que possibilita a inclusão de muitas pessoas pelo caminho da educação profissional. A gente tem feito questão de acompanhá-lo de perto", afirmou a pró-reitora.

O supervisor do curso de Condutor Ambiental Local, Celson Silva falou sobre o andamento e sobre os avanços possibilitados através do Pronatec. "Esse curso é fruto de uma prospecção da necessidade de ter pessoas qualificadas, para que fosse possível novamente abrir o Parque Itapuã para visitações e trilhas". O curso faz parte de uma parceria entre o Câmpus Viamão, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). "Já rendeu alguns frutos. Devido a esse processo nós conseguimos sensibilizar o órgão gestor do meio ambiente estadual para a elaboração de uma normativa que reconhece o trabalho de condução ambiental nas unidades de conservação", falou Celson referindo-se a Instrução Normativa SEMA Nº 1 DE 03/01/2014.

A professora da disciplina de Orientação Profissional e Cidadania, do curso de Agricultor Familiar, Elisangela Ribas, falou sobre o perfil dos alunos. "Os estudantes quase não faltam às aulas, e quando faltam, querem recuperá-las. As pessoas são mais velhas, não tiveram a oportunidade e agora dão muito valor a isso. É uma experiência única, bem gratificante".

Após as apresentações de todos os presentes, foi aberto um espaço no qual os bolsistas puderam esclarecer suas dúvidas. Ao final Viviane encerrou, "Estou bem satisfeita por saber que vocês estão aqui com essa equipe maravilhosa, qualificada e comprometida".

Também participaram da reunião os professores do curso: Márcio Lemos, Deise Tysca, Patrícia Barcellos, Isis Lorscheiter, Marco Antônio de Almeida, Cristiano Rafael de Souza e Ana Denise Rodrigues. Os supervisores de curso: Denirio Marques, Lisandra Coromaldi e Márcia Bertazo. Os orientadores Rejane Viegas e Valdomiro da Rosa. E o Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas, Denise Mendonça.

 

*Alexandre Martins Vidor - Possui graduação em Direito e é docente federal de educação básica, técnica e tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul nas áreas de Direito e Gestão Pública. Exerceu a Gestão da Rede Federal como Diretor adjunto de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal, quando da expansão das escolas técnicas brasileiras com a criação de 214 novas unidades de ensino. Exerceu função de direção e assessoramento superior na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, na Vice-Presidência de Gestão de Pessoas, com o objetivo de contribuir na implementação do processo de modernização iniciado na Empresa Pública em 2011.

 

Galeria

Reunião na prefeitura de Viamão Reunião de apresentação de Alexandre Vidor (ao centro) Apresentação dos bolsistas do Pronatec Representantes do IFRS conversam com bolsistas

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria