De 6 a 18 de abril, o Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) irá promover diversas atividades, com o tema "Abril de luta dos povos indígenas". Nos dias 6 e 9 de abril serão realizadas rodas de conversas com a participação dos dois alunos indígenas do campus, Cláudio Gimenes e Tiago Dinarte. No dia 11, estudantes e servidores irão vivenciar a cultura da Comunidade Mbya Guarani da Terra Indígena Jata'ity. No dia 16, ocorrerá a Roda de conversa com a participação dos alunos indígenas e do cacique da Comunidade Mbya Guarani. E no dia 18 será feita a exibição do documentário Nhemonguetá, com a presença do diretor Eugenio Barboza.
Segundo o coordenador do NAAf, Carlos Robério Garay Correa, com essa programação especial, o núcleo pretende contribuir com reflexões e ações em busca da constituição de espaços que possibilitem a articulação entre os diversos povos indígenas e a aproximação com a sociedade.
- O patrimônio artístico e cultural dos povos indígenas é a força motriz dessa aproximação que pode contribuir para libertar a sociedade brasileira da concepção colonialista etnocentrada em que ainda estão baseadas esas relações, disse Correa.
Confira a programação:
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria