Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Jogos do IFRS chegam à quinta edição

O estímulo à prática desportiva, o fortalecimento de laços e a integração entre alunos de diferentes campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foram potencializados pela realização dos Jogos do IFRS. O projeto, iniciado em 2014, em Bento Gonçalves, é voltado para estudantes de até 19 anos, e tem sido sucesso de público e organização.

Dentre as modalidades esportivas estão basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez, handebol, atletismo e futebol. As equipes campeãs, tanto no masculino quanto no feminino, participam dos jogos regionais dos Institutos Federais, que reúne os seis IFs da região sul do país. Os vencedores da fase regional disputam os jogos nacionais dos Institutos Federais.

Reunindo um total de 1.667 estudantes nas quatro primeiras edições, os jogos não se resumem às práticas desportivas, mas são também oportunidades para trocas culturais e aproximação dos alunos dos diferentes campi da instituição. Momentos proporcionados por iniciativas como as atividades de lazer: gincana com adivinhação e oficina de teatro, realizadas pelos alunos do curso Tecnólogo em Gestão Desportiva e de Lazer do Campus Restinga, que garantiram parte do suporte técnico, na execução e organização das três últimas edições.

Jogos de integração e mascote

Na segunda e na terceira edição, além da modalidade ?competição?, foi adicionada a categoria ?integração?, sem restrições de idade, uma oportunidade para os alunos dos campi que não possuem ensino médio integrado. A partir da segunda edição, os jogos passaram a ser realizados na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo. Já no ano de 2017, a novidade foi a utilização de um mascote, o IFiano. Trata-se de um personagem com aparência de quero-quero, pássaro símbolo do Rio Grande do Sul. A ilustração e o nome foram escolhidos a partir de votação via Facebook. O responsável pelo desenho é Carlos Daniel Baú, do Campus Sertão, e o nome foi sugerido por Giovana Flávia Rosini, do Campus Bento Gonçalves.

Os estudantes do Campus Caxias do Sul Natalie Aila da Silva Pimentel, de 19 anos, do curso técnico em Plásticos, e Gustavo Formolo, de 18 anos, da Engenharia Metalúrgica, participaram de todas as edições da competição disputando futsal. ?Pra mim, ter participado de cada ano é muito gratificante, porque sempre fiz muita questão de vivenciar as experiências que o evento oferece e, principalmente, poder ver que muitos alunos que não se destacam em sala de aula têm o seu momento durante os jogos?, avalia Natalie.

Gustavo diz-se honrado em ter participado de todas as edições dos Jogos do IFRS: ?A harmonia e as amizades que encontrei foi muito gratificante. Muitas vezes, sentia até uma espécie de ansiedade pela próxima data e pelos jogos de integração. Esta foi uma ótima experiência e algo que me dará ótimas lembranças por toda minha vida?.

Quem também faz parte deste projeto desde o início é a professora de Educação Física do Campus Caxias do Sul, Daiane Toigo Trentin, que faz parte da Comissão Organizadora: ?Percebo o quanto conseguimos evoluir enquanto evento esportivo, pois a cada ano aumentamos o número de modalidades e campi envolvidos; enquanto progresso técnico das nossas equipes, o que nos conferiu a participação e algumas conquistas nos jogos regionais e nacionais; e, principalmente, enquanto área da Educação Física dentro da nossa instituição?. Daiane destaca ainda o amadurecimento dos estudantes como atletas e cidadãos: ?Tornando-se, em muitos momentos, protagonistas de sua evolução pessoal e técnica e assumindo de forma exemplar o orgulho de representar o IFRS?, finaliza.

Para a pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, desde sua primeira edição, em 2014, a cada ano os Jogos do IFRS vêm acontecendo de acordo com as condições orçamentárias da instituição. ?Em alguns momentos cresceu e ampliou suas atividades, como neste ano. Em outros, teve que se moldar à realidade dos cortes?.

Viviane enfatiza a importância dos jogos como momento de aproximação entre os atletas. ?É um projeto que está se consolidando como um importante espaço de integração dos nossos estudantes, por meio do esporte, além de selecionar equipes para representar o IFRS nas fases regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais?, conclui.

A grande novidade da edição de 2018 é que os jogos serão realizados em duas etapas e terão duas novas modalidades: ?atletismo e futebol?. A primeira etapa ocorrerá de 17 a 19 de maio, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, com competições de vôlei, futsal, handebol, basquete, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. A segunda, em 23 de maio, contemplará futebol e atletismo, no Campus Ibirubá. Já estão confirmadas a presença de aproximadamente 760 atletas.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria