Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada inicia curso de libras

Câmpus Alvorada realiza aula inaugural do curso de libras

O Câmpus Alvorada teve aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico, no dia 16 de maio. As duas turmas, com 25 alunos cada, são compostas por professores de escolas públicas estaduais e municipais de Alvorada e servidores públicos. Participaram do evento: o prefeito do município, Sérgio Bertoldi; a secretária de Educação, Nair Ribeiro; a secretaria adjunta de Educação, Luciane Vanin; a diretora de Extensão do IFRS, Josiane Krebs; o diretor-geral do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal; a assessora pedagógica da educação especial da 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Alvorada, Fátima Azambuja; a diretora do Centro Municipal de Atendimento Especializado Alvorada (CEMAE), Tanizi Silva; a diretora do Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, Paula Aguiar; as Intérpretes da Língua dos Sinais (ILS), Juliana Beppler e Celeste Ritt; a professora de Libras do Câmpus Alvorada, Gisele Rangel; e os representantes do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt e Antônio Bueno.

Para Marçal o início do curso de libras é uma conquista e um marco para o IFRS. "Pretendemos construir o nosso câmpus dentro do princípio da inclusão, afirmando a nossa responsabilidade social com os mais diversos grupos e comunidades. Em parceria com o governo do Estado/RS (28ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE) e o município de Alvorada (SMED), estamos cumprindo a nossa função nos colocando como articuladores entre as diferentes instituições, e, simultaneamente, contribuindo na formação dos educadores da rede pública da nossa cidade", afirma o diretor.

A secretária de Educação falou sobre a importância de realizar o curso de libras. "Muito mais do que a perspectiva de nós termos na escola um aluno que seja deficiente auditivo, a relevância do curso está na perspectiva que na nossa formação nós somos analfabetos nessa linguagem", defende Nair.

Para o prefeito a área de libras é pouco reconhecida como parte integrante da construção do conhecimento não só dos alunos, mas dos professores. "O conhecimento de libras é muito importante para quem é educador e para quem quer construir uma sociedade mais justa", salienta.

A diretora de Extensão do IFRS enfatizou a importância de desenvolver dentro do Instituto a área de libras. Josiane agradeceu ao apoio da prefeitura e disse: "O IFRS vai fazer o possível para oferecer o curso técnico, para poder trazer o Letras/Libras e para seguir oferecendo cursos na área de educação de surdos".

Nesse primeiro encontro, os alunos fizeram uma pequena apresentação e exposição dos motivos que os levaram a realizar a inscrição no curso. Entre eles, o principal fato apresentado foi a falta de formação e a necessidade de se comunicar através de libras com os seus alunos. Para a professora Heloísa da Silva, aluna do curso, o interesse surgiu "para atender bem a comunidade e os estudantes em sala de aula".

Entre os conteúdos que serão abordados, estão: conceituação, características e mitos da Língua de sinais; história de educação de surdos no Brasil e no mundo; o papel do professor e do intérprete no uso das libras e sua formação; e o alfabeto manual e datilografia. O curso ministrado pela professora Gisele Rangel é oferecido no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes. As aulas irão até 12 de dezembro, com encontros todas as sextas-feiras, e carga horária total de 160 horas.

Veja AQUI informações sobre o curso de libras aberto para a comunidade.

Galeria

Câmpus Alvorada realiza aula inaugural do curso de libras Diretor-geral do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal Assessora da 28ª CRE de Alvorada, Fátima Azambuja Diretor-geral do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal Professora de Libras do Câmpus Alvorada, Gisele Rangel Professora de Libras do Câmpus Alvorada, Gisele Rangel Intérprete da Língua dos Sinais (ILS), Juliana Beppler Professora de Libras do Câmpus Alvorada, Gisele Rangel Aula inaugural do curso de libras Aula inaugural do curso de libras

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria