Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão realiza sua primeira formatura do Pronatec

O Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS), teve a sua primeira formatura de um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no dia 6 de junho, com a turma de condutor Ambiental Local. A solenidade foi realizada às 16h, no Parque Estadual de Itapuã, localizado na Estrada Dona Maria Leopoldina Cirne S/N, em Viamão. Participaram do evento o secretário-adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luis Fernando Perello; a diretora-geral da Secretaria de Educação do município de Viamão (SMED), Rejane Viegas; o representante do Instituto Federal (IFRS), Denirio Marques; o supervisor do curso de Condutor Ambiental Local, Celson Silva; e a coordenadora de Educação Ambiental do Parque Estadual de Itapuã e paraninfa da turma, Dayse Rocha.

Perello falou sobre a necessidade de profissionalização de condutores. "Quero comprimentar o Instituto Federal pela visão e a prefeitura de Viamão por identificarem essa demanda, essa necessidade da formação desses profissionais".

A diretora-geral da SMED, apostando na proposta de verticalização do ensino do IFRS, disse a turma: "que esse seja somente o primeiro dos muitos cursos que vocês irão realizar no Instituto Federal".

Em sua fala, Marques agradeceu aos formandos. "Obrigada por acreditarem no Instituto Federal, e no ensino público gratuito e de qualidade. Nós podemos afirmar que esse curso os tornou aptos para o trabalho como condutores ambientais.

Silva salientou os avanços possibilitados através do Pronatec. "Esse curso é fruto de uma prospecção da necessidade de ter pessoas qualificadas, para que fosse possível novamente abrir o Parque Itapuã para visitações e trilhas". O curso faz parte de uma parceria entre o Câmpus Viamão, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). "Devido a esse processo nós conseguimos sensibilizar o órgão gestor do meio ambiente estadual para a elaboração de uma normativa que reconhece o trabalho de condução ambiental nas unidades de conservação", falou Celson referindo-se a Instrução Normativa SEMA Nº 1 DE 03/01/2014.

Estiveram presentes na formatura os professores do curso: Ana Paula Ribeiro, Aline Cunha, Bárbara Mello, Márcia Bundchen, Leandro Bazotti, e Raul Pons.

 

Publicado em 06/06/2014.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria