Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

IFRS publica edital para construção da segunda etapa dos Câmpus Rolante e Vacaria

Edital

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou, no dia 9 de junho, no Diário Oficial, o aviso de licitação, através da modalidade de Concorrência, para construção dos Câmpus Rolante e Vacaria. Esta licitação está sendo realizada pela segunda vez, por não ter havido propostas válidas no processo anterior.

Os interessados poderão examinar o processo de licitação na reitora do IFRS, de segundas a sexta-feiras (somente em dias úteis), no endereço rua General Osório, 348, bairro Centro, na cidade de Bento Gonçalves.

O Edital, memorial descritivo, planilha orçamentária, cronograma físico-financeiro e as plantas poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico [email protected]; e através do site.

Os envelopes contendo a documentação e as propostas deverão ser entregues até o dia 09/07/2014, às 9h30.

 

Sobre o Câmpus Rolante

O Câmpus Rolante está em funcionamento desde novembro de 2013, com os cursos de Operador de Computador, Inglês Básico, Auxiliar Administrativo e Agricultor Familiar, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oldemburgo, situada na rua Conceição, 2215, bairro Grassmann.

Para 2014 foram pactuados mais 11 cursos: Agente de Informação Turística, Apicultor, Operador de Caixa, Montador e Reparador de Computadores, Inglês Intermediário, Editor Gráfico, Desenhista de Produtos, Gráficos Web, Desenhista de Moda, Costureiro de Calçados e Auxiliar Financeiro.

A sede definitiva está em obras na Estrada Taquara Rolante, RS 239 S/N, bairro Centro e terá de 7 a 8 mil metros quadrados de área construída. O bloco administrativo, com 2.727m2 terá dois pavimentos, com: biblioteca, salas administrativas, salas de coordenações, espaço de convivência e instalações sanitárias.

A instituição terá cursos técnicos e superiores e irá atender 1.200 alunos, quando a obra estiver completa. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2015.

 

Sobre o Câmpus Vacaria

O Câmpus Vacaria iniciou suas atividades em 20 de março de 2006 como extensão da escola Agrotécnica Federal de Sertão. Na ocasião, foi realizada a implantação do curso técnico em agropecuária, na modalidade subsequente. Em 2009, o polo de Vacaria passou a integrar o Câmpus Bento Gonçalves, do IFRS, e implantou, também, o curso técnico em informática, na modalidade subsequente.

Nos primeiros anos a escola funcionou junto às instalações da Associação dos Técnicos Agrícolas de Vacaria (Atav) e, em 2010, mudou-se para o prédio do antigo Seminário Diocesano de Vacaria, onde está instalada atualmente, na Rua Fontoura da Costa, 405, bairro Glória.

Em 2010 o câmpus iniciou a oferta de vagas para os cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática, ambos na modalidade concomitante externo.

A federalização ocorreu em agosto de 2011, quando o polo passou a ser um câmpus em implantação do IFRS.

Em 13 de março de 2012 em audiência pública realizada no município de Vacaria, foi definida a oferta dos eixos temáticos: Informática; Gestão e Negócios; Produção Alimentícia; e Recursos Naturais, além de cursos de Licenciaturas.

Em 2012 e 2013 foram realizados os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Criador de Animais de Grande Porte e de Fruticultor. Os cursos foram promovidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Câmpus Vacaria ofereceu em 2013, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os cursos técnicos de Informática e Agropecuária.

Em 2013 iniciaram as obras para a construção da sede definitiva do câmpus que será na Estrada Capão do Índio S/N, Bairro Distrito Industrial III, em Vacaria. A primeira etapa do projeto prevê a construção de três pavimentos, medindo em torno de 2.200m². O projeto prevê a construção de salas de aula, laboratórios, área administrativa, biblioteca, ginásio de esportes e área de convivência. A previsão é para que o câmpus entre em funcionamento em 2015 e atenda cerca de 1.200 alunos.

Os estudantes do Câmpus Vacaria são oriundos dos municípios da região dos Campos de Cima da Serra: Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Antônio Prado, Sananduva, Bom Jesus, Pinhal da Serra, Muitos Capões, entre outros.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria