Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada: Aula inaugural do Cuidador de Idoso e Tecelagem

O Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS), realizou no dia 11 de agosto, a Aula Inaugural dos cursos de Cuidador de Idoso e Tecelagem, da ação Mulheres Mil, da bolsa-formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A atividade aconteceu no Centro de Capacitação Profissional Anísio Teixeira e contou com a palestra "Mulheres e os saberes do trabalho", ministrada pela professora da Unisinos, dra. Edla Eggert. Participaram do evento: o diretor-geral do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal; o diretor de Ensino do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt; o secretário Municipal do Trabalho e Assistência Social de Alvorada, Airton Alminhana; a supervisora do curso de tecelagem, Vera Junqueira; o supervisor do curso de Cuidador de Idoso, Mateus Castilhos; e o bolsista da Unisinos, Douglas Rosa.

Marçal falou sobre a implantação do Câmpus Alvorada, dos cursos ofertados e da ação Mulheres Mil. "Temos a convicção de que a mulher tem direito a ter uma profissão, de seguir os seus estudos. Não é só começar, concluir o curso é o mais importante, e também continuar estudando".

O secretário defendeu a busca pela qualificação profissional. "O Instituto oferece a oportunidade para as pessoas mudarem de vida. Os professores têm muito conhecimento, é um curso que o certificado tem força, tem condições de abrir portas no mercado. É qualificação profissional de qualidade".

Vera acredita que se dispor a fazer um dos cursos é um ato revolucionário na vida das alunas. "A gente não está em casa fazendo a mesma coisa que em todos os outros dias. A gente está aqui para ouvir e falar sobre coisas novas. Eu espero que os cursos correspondam às expectativas de todos. E que em todos os dias de aula a gente saia melhor do que entrou".

Edla, durante a palestra, enfatizou a importância não só do conhecimento sobre a técnica do tear, mas em aprender a discutir sobre criação. "Criar peças a partir de situações é autoria e produção de conhecimento que exige dedicação. É artesanato". A palestrante ofertou o seu livro, Processos educativos no fazer artesanal de mulheres do Rio Grande do Sul, para todas as alunas.

Para a estudante Rosane Lopes, de 50 anos, as mulheres precisam de um futuro de qualidade. "Vamos em frente neste projeto. Eu trouxe a minha filha para estudar junto comigo, porque eu também quero um bom futuro para ela".

O evento contou com a presença de alunas da ação Mulheres Mil de Bordado e Patchwork e Tecelagem, do Câmpus Sapucaia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), e dos representantes do Câmpus Sapucaia: o coordenador da ação Mulheres Mil, Guilherme Reichwald Junior e a supervisora do curso de cuidador de idosos, Marli Bonini.

Saiba mais

O curso de cuidador de idoso e de tecelagem ofereceram, 30 vagas cada, e possuem carga horária total de 160 horas. Para o curso de cuidador de idoso, as aulas acontecem no Centro de Educação Profissional Florestan Fernandes, na rua Vereador Lauros Barcellos, 285, bairro Água Viva. Para o curso de tecelagem, as aulas ocorrem no Centro de Capacitação Profissional Anísio Teixeira, localizado na rua Wenceslau Fontoura, 556, bairro Nova Americana. Ambos oferecem as disciplinas de Relações humanas, Ética e postura profissional; Cidadania e direitos da mulher; Linguagem e comunicação e matemática básica; e Gestão e economia solidária. Entre as disciplinas específicas do curso de cuidador, estão: Cuidado com o ambiente; Cuidado e auto-cuidado; e Saúde mental. Para tecelagem são ofertadas as disciplinas de Técnicas Aprimoradas do Tear: Tramas e Cores; Iniciação às Tramas Básicas; entre outras.

Publicado em 12/08/2014, por Alessandra Aragon Nevado.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria