Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada promove curso do Pronatec Eja

O Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS), realizou no dia 3 de setembro, uma atividade de integração para divulgação do curso de montador e reparador de computador, da ação Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso de formação inicial e continuada será ofertado para uma turma de 30 alunos da escola estadual de ensino fundamental Presidente João Belchior Marques Goulart, do município de Alvorada. As aulas ocorrerão durante três semestres, com carga horária total de 160 horas. Estiveram presentes: o diretor-geral do Câmpus Alvorada (IFRS), Fábio Marçal; o diretor de Ensino do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt; a supervisora do curso (IFRS), Vanderleia Silveira; a coordenadora regional de Educação de Gravataí (28ª CRE), Rose Mary de Freitas; o coordenador adjunto da 28ª CRE, Luciano da Silva; a diretora da escola, professora Cristiane Silveira Fonseca; e professores, funcionários e alunos da escola.

Marçal entregou material de divulgação do IFRS e falou sobre a implantação do Instituto Federal em Alvorada. "O IFRS está ofertando um ensino gratuito e de qualidade ao qual todos vocês têm acesso e direito". O diretor enfatizou a parceria da instituição com a escola João Goulart. "Esse curso será o primeiro e com certeza irá abrir uma série de caminhos". E salientou a importância da busca pela escolarização. "É necessário que a continuidade dos estudos esteja no projeto de vida de vocês".

Segundo a supervisora do curso, os alunos irão aprender a montar, configurar e reparar computadores, inclusive notebooks e laptops, realizando diagnósticos e reparos conforme os padrões técnicos atuais. "E por mais que se tenha experiência na área da informática, sempre temos o que aprender", destacou Vanderleia.

Brandt explicou para os estudantes como será o funcionamento defendeu a validade do curso. "Para o aluno receber o certificado, ele precisa concluir o ensino fundamental". E complementou, "Vocês terão uma profissão que sempre terá demanda".

Para a coordenadora da 28ª CRE, o IFRS tem sido um grande parceiro. "O Instituto tem o compromisso com os jovens e os adultos com a emancipação e cidadania. Para que as pessoas sejam protagonistas da suas próprias vidas", afirmou.

A aluna Fernanda Beatriz de Oliveira, de 17 anos, está animada com a possibilidade de uma formação diferenciada. "Com certeza o certificado irá melhorar as nossas chances no mercado de trabalho. Eu quero terminar os estudos, fazer uma faculdade".

Sobre o Câmpus Alvorada

Está em funcionamento desde agosto de 2013, em sede provisória. Oferece cursos pelo Programa Mulheres Mil, Pronatec e Proeja-Fic. Um complexo para o câmpus está em construção no bairro Câmpus Verdes, em terreno de 7,95 hectares. Conforme audiências públicas, o câmpus trabalhará com os eixos: ambiente, saúde e segurança; gestão e negócios; informação e comunicação; e produção cultural e design. A instituição terá cursos técnicos e superiores e atenderá 1.200 alunos quando a obra estiver completa. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2015.

 

Publicado em 04/09/2014.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria