Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão promove formatura de três cursos do Pronatec

O Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS), realizou no dia 9 de setembro, às 18h30, a formatura de 75 alunos, em três cursos ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): inglês básico, auxiliar de secretaria e promotor de vendas. A solenidade dos cursos ofertados em parceira com a Secretaria de Educação de Viamão, ocorreu no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf, no Centro. Estiveram presentes: o vice-prefeito de Viamão, André Pacheco; a secretaria de Educação do município de Viamão, Maria Clarice de Oliveira; a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal (IFRS), Viviane Ramos; o diretor-geral do Câmpus Viamão, Alexandre Vidor; o diretor de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques; autoridades; bolsistas do Pronatec; alunos e comunidade.

Viviane destacou a oportunidade dos viamenses realizarem cursos gratuitos e de qualidade no Câmpus Viamão. "O IFRS está chegando a Viamão para oferecer um leque enorme de oportunidades. Para ofertar novas possibilidades de cursos, para vocês se sentirem valorizados por terem uma instituição pública federal no município".

Vidor explanou sobre a criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Institutos Federais. "As primeiras escolas de educação profissional e tecnológica foram criadas no Brasil em 1909. Em 2005, quando iniciada a expansão de escolas técnicas federais, o Brasil contava com 140 unidades. De 2005 a 2010, quando realizadas a primeira e segunda fase da expansão das escolas, foram criados 214 novos câmpus. Na terceira fase da expansão, foram criadas 208 novas unidades de educação profissional em todo o país, sendo 15 no Rio Grande do Sul. Isso permitiu que a Rede Federal, que em 2003 ofertava 102 mil matrículas, saltasse para 1 milhão de matrículas em 2014, e para 7,7 milhões, quando contabilizamos as matrículas de Pronatec", explicou.

O diretor também falou sobre o ensino público, gratuito e de qualidade e sobre a oferta de cursos. "Nós somos equiparados por lei às universidades, com a missão de ofertar os cursos técnicos e tecnológicos". E informou que em 2015 o Câmpus Viamão irá ofertar quatro cursos técnicos de: administração, cooperativismo, meio ambiente e serviços públicos.

A secretária enfatizou a importância da implantação do Câmpus Viamão e da parceria com Instituto Federal. "O instituto vem para o nosso município para trazer qualificação. A escola pública é gratuita e de qualidade".

O vice-prefeito destacou a importância da qualificação. "Ninguém tira a nossa formação, é a oportunidade de crescimento".

No início da cerimônia, a aluna Zulmara Jobim realizou o juramento, seguida por todos os alunos. Os formandos prometeram: "vivenciar o presente, com os olhos no futuro. E continuar a crescer, aprendendo sempre mais".

A formanda Elisângela Rolim foi escolhida por toda a equipe do Pronatec como aluna destaque entre todos os cursos pela sua frequência e desempenho em sala de aula. E foi convidada para falar em nome do curso de promotor de vendas. "Com o curso do Pronatec do Instituto Federal ampliei e aprimorei novas técnicas em vendas, abrindo oportunidades no mercado de trabalho", declarou. Em nome da turma de auxiliar em secretaria escolar, Arnaldo Brasil pronunciou suas palavras e finalizou. "Tivemos ótimos professores que nos trouxeram grande conhecimento e qualificação".

A paraninfa do curso de inglês básico, Daniela Fávero falou sobre valores. "Os formandos de hoje, persistiram até o final da jornada, em busca de algo muito mais valioso que o material: o conhecimento". A paraninfa do curso de promotor de vendas, Ana Denise Rodrigues, complementou. "Que este curso seja uma porta aberta, e apenas o início de uma nova e linda caminhada profissional".

Participaram da atividade: os professores Patricia Barcelos, Isis Pedroso, e Márcio Lemos; a supervisora Lisandra Coromaldi; o orientador Valdomiro Rosa Laurindo; e a equipe composta pelas bolsista de apoio às atividades acadêmicas e administrativas, Giovana Niehues, Leticia Motta e Silvana Silva.

O curso de auxiliar de secretaria escolar teve um total de 180h; o de inglês básico teve carga horária de 220h; e o de promotor de vendas, 160h. Todos os alunos receberam uma ajuda de custo de R$ 2,50 a hora/aula.

CÂMPUS VIAMÃO

Está em funcionamento desde agosto de 2013, com escritório na Secretaria Municipal de Educação, bairro Centro. Em 2013 e 2014, ofereceu cursos pelo Programa Mulheres Mil (PMM) e Pronatec, com aulas ministradas nas escolas municipais Monte Alegre (Caic) e Frei Pacífico e no Centro de Formação Profissional Walter Graf. No ano passado, foram pactuadas 100 vagas para o curso de Auxiliar em Confeitaria, do Mulheres Mil. Em 2014, o programa atendeu no primeiro semestre um total de 335 alunos. No segundo semestre, o Câmpus Viamão oferta através do Pronatec, mais 350 vagas.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria