Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Cerimônia marca início das obras do Câmpus Alvorada

No dia 17 de setembro, às 9h, foi realizada a cerimônia de início da construção da sede do Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS), no terreno localizado na rua Professor Darci Ribeiro, 121, bairro Onze de Abril, no município de Alvorada. Durante o ato, o prefeito do município, Sérgio Bertoldi e o diretor-geral do Câmpus Alvorada (IFRS), Fábio Marçal assinaram o termo e oficializaram o começo das obras. Participaram do evento: a secretária de Educação de Alvorada, Nair Ribeiro, a coordenadora regional de Educação de Gravataí (28ª CRE), Rose Mary de Freitas, o diretor de Ensino do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt, o diretor de Administração do Câmpus Alvorada, Antônio Bueno, entre autoridades e comunidade.

Fábio falou sobre a implantação do câmpus na cidade. "Os alvoradenses irão encontrar aqui a perspectiva de ter uma formação cidadã, uma formação profissional e acesso a tecnologia. Tudo isso dentro de uma política pública. Todos têm direito a ter acesso à educação pública, gratuita e de qualidade".

A secretária enfatizou que a população de Alvorada poderá, através do Instituto Federal, realizar sua formação técnica ou tecnológica, sem necessitar procurar qualificação em outras cidades. "Todos terão neste espaço a possibilidade de uma qualificação profissional inteiramente gratuita".

Para o prefeito, o câmpus do IFRS será um espaço de alegria e de construção do conhecimento e realizará uma mudança positiva na região. "A mudança está sendo construída a partir de hoje. Esse espaço irá melhorar a realidade de Alvorada".

A banda marcial da escola estadual Mário Quintana apresentou-se durante a atividade.

Câmpus Alvorada

O Câmpus Alvorada está em funcionamento desde agosto de 2013, em sede provisória, localizada no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, na rua Vereador Lauro Barcelos, 285, bairro Água Viva.

Em 2013 ofereceu os cursos de maquiadora cênica e cuidadora de idosos (Programa Mulheres Mil), e de Operador de Computador e Cuidador de Idosos (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec).

Para 2014, o Câmpus oferece 260 vagas, distribuídas em diversos cursos: 30 vagas para Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico (Formação Inicial e Continuada - FIC); cuidadora de idosos (30 vagas) e tecelã (20 vagas), ambas da ação Mulheres Mil, do Pronatec; 30 vagas para maquiadora (Pronatec sistema prisional); 30 vagas para agente cultural (Pronatec); e 30 vagas para montador e reparador de computador, da ação Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Pronatec.

A construtora Porto Beton, responsável pelas obras, iniciou em julho a limpeza e o cercamento do terreno de 7,95 hectares. O bloco administrativo será constituído por dois pavimentos, com área de 2.727,02 m², com: biblioteca, salas administrativas, salas de coordenações, espaço de convivência e instalações sanitárias.

Conforme audiências públicas, o câmpus irá trabalhar com os eixos: ambiente e saúde; segurança; gestão e negócios; informação e comunicação; e produção cultural e design. A instituição terá cursos técnicos e superiores e irá atender 1.200 alunos, quando a obra estiver completa. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2015.

 

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria