Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Mulheres Mil: Alunas do Câmpus Viamão visitam Casa de Saúde

Alunas do curso de auxiliar de manutenção predial do Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS), tiveram a oportunidade de realizar exames de colesterol, triglicerídeos e teste de glicose. A atividade aconteceu no dia 18 de setembro, através da disciplina de saúde, meio ambiente e segurança no trabalho, na ação Mulheres Mil, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As estudantes visitaram a Mostra Casa da Saúde Sesc em Viamão, e também aferiram a pressão arterial, peso, altura, realizaram avaliação física e teste de visão. Receberam orientações sobre alimentação saudável, higiene bucal, tabagismo, planejamento familiar, aleitamento materno, HIV e Aids, HPV e sobre a prevenção do câncer de colo de útero e mama.

A professora Adriana Machado falou sobre o conteúdo ofertado na disciplina. "No que tange aos problemas relacionados a síndrome metabólica serão abordados nas próximas aulas questões referentes aos riscos a saúde, tratamento e prevenção dessas alterações em perfil lipídico, peso, glicemia e pressão arterial sistêmica".

Ao final as alunas foram na casa do piquete da Secretaria de Educação (SME). Neste espaço foram trabalhadas questões referentes a necessidade de socialização e de pertencimento. "Foram abordadas as origens familiares e historias vividas que as conduziram a condição de vida e moradia atual", contou Adriana.

Auxiliar em Manutenção Predial

O curso teve início no dia 19 de agosto e conta com a participação de 25 mulheres, com aulas no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, e carga horária total de 180 horas. Como incentivo de permanência no curso, cada matriculada receberá uma ajuda de custo, de acordo com a sua frequência escolar. Ao longo da capacitação as mulheres serão avaliadas e, ao final, receberão certificados de conclusão. A formatura está prevista para dezembro.

O Programa fomenta, além da formação, a inserção das mulheres em projetos de trabalho e geração de renda, com possibilidades de organização de cooperativas e associações. As alunas terão disciplinas de pintura, colocação de pisos e azulejos, conteúdos de hidráulica e de elétrica, além de noções básicas de português e matemática, saúde e direitos da mulher.

Mulheres Mil

O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional.

 

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria