Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada: alunas participam de palestra sobre violência doméstica

Alunas dos cursos de cuidadora de idosos e tecelã participaram, no dia 29 de setembro, da palestra "A mulher e a violência doméstica", com a delegada Luciana Muniz Caon, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). Durante a atividade, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Alvorada, a palestrante apresentou a Lei Maria da Penha, mostrou uma breve síntese dos principais casos de violência doméstica contra a mulher, falou sobre o trabalho realizado pela delegacia em prol do amparo à vítima, e ao final mostrou um documentário com depoimentos de mulheres que sofreram violência doméstica.

O diretor-geral do Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS), Fábio Marçal realizou a abertura do evento. Para ele, a emancipação feminina é um compromisso da educação profissional. "Nós queremos um câmpus que forme excelentes técnicas, mas acima de tudo, que forme cidadãs. É preciso saber como garantir os seus direitos, e como cumprir os seus deveres. O eixo da cidadania proposta na ação Mulheres Mil é necessário para a formação que estamos construindo".

O prefeito do município, Sérgio Bertoldi esteve presente na atividade e falou sobre a construção do câmpus. "É um orgulho enorme dizer que Alvorada terá um Câmpus do Instituto Federal. Quero agradecer o IFRS, pois esses cursos são muito importantes para a cidade, potencializando a área de serviços e de saúde".

Durante a palestra a delegada também falou sobre violência física, moral, psicológica, patrimonial e sobre a questão de maus tratos em relação aos idosos. "Temos vários casos de agressão à idosos por parte de seus filhos. Se vocês tiverem algum indício, vocês têm que denunciar, ou estarão comentendo o crime de omissão de socorro", salientou Luciana.

Sobre a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM)

A delegacia inaugurou no dia 8 de março de 2014, e está localizada na Rua Salgado Filho, nº 215, bairro Sumaré. As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) compõem a estrutura da Polícia Civil, devendo realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal. Dentre as ações realizadas pelas delegacias, estão o registro de Boletim de Ocorrência a instauração do inquérito e a solicitação à juíza e ao juiz das medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica contra as mulheres.

Saiba mais

O curso de cuidadora de idosos e de tecelã, da ação Mulheres Mil, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofereceram, 30 e 20 vagas, respectivamente, e possuem carga horária total de 160 horas. Para o primeiro, as aulas acontecem no Centro de Educação Profissional Florestan Fernandes, na rua Vereador Lauros Barcellos, 285, bairro Água Viva. Para o segundo, as aulas ocorrem no Centro de Capacitação Profissional Anísio Teixeira, localizado na rua Wenceslau Fontoura, 556, bairro Nova Americana. Ambos oferecem as disciplinas de Relações humanas, Ética e postura profissional; Cidadania e direitos da mulher; Linguagem e comunicação e matemática básica; e Gestão e economia solidária. Entre as disciplinas específicas do curso de cuidador, estão: Cuidado com o ambiente; Cuidado e auto-cuidado; e Saúde mental. Para tecelagem são ofertadas as disciplinas de Técnicas Aprimoradas do Tear: Tramas e Cores; Iniciação às Tramas Básicas; entre outras.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria