Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Saiba mais sobre as provas do Processo Seletivo de Estudantes

As provas do Processo Seletivo de Estudantes do IFRS ocorrerão no dia 7 de dezembro de 2014, domingo, em 12 municípios do Rio Grande do Sul*. Os exames serão compostos por questões objetivas e, para os cursos superiores também uma prova de Redação. O objetivo é avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (para os cursos superiores e técnicos subsequentes do Ensino Médio) ou do Ensino Fundamental (para os cursos técnicos concomitantes e integrados ao Ensino Médio).

Os Manuais do Candidato estão disponíveis no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) e informam os conteúdos que serão cobrados. No portal, é possível encontrar também as provas de concurso anteriores, com os gabaritos, e a lista dos locais onde ocorrerão as provas no dia 7 de dezembro.

*As provas ocorrerão nos municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Sertão e Viamão - a lista de endereços está disponível no Portal de Ingresso.

Saiba mais

  • Cursos superiores

As provas de seleção para os cursos superiores terão duração de 4 horas e 30 minutos e serão realizadas a partir das 14h do dia 7 de dezembro. Haverá uma prova de redação e 45 questões objetivas sobre as matérias: Matemática e suas Tecnologias (10 questões); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões); Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões); Linguagens e códigos e suas Tecnologias, incluindo Língua Portuguesa e língua estrangeira - espanhol ou inlgês (15 questões). Os conteúdos de cada matéria estão relacionados no Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso.

  • Sobre a redação

Será fornecido um texto motivador e será solicitado que o candidato escreva um texto argumentativo (dissertação) sobre o tema proposto, com extensão mínima de 18 linhas e máxima de 30 linhas. O candidato será avaliado conforme: domínio da norma culta da língua escrita; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema; seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaboração de proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. São critérios que zeram automaticamente a Redação: gênero textual diferente do solicitado; fugir do tema proposto; quantidade de linhas em desacordo com o determinado.

  • Cursos técnicos subsequentes

Os exames de seleção para ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS terão duração de 3 horas e 30 minutos e serão realizadas a partir das 14h do dia 7 de dezembro. Serão 40 questões objetivas, das matérias: Matemática e suas Tecnologias (10 questões); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões); Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (10 questões). Os conteúdos de cada matéria estão relacionados no Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso.

  • Cursos técnicos integrados e concomitantes

As provas dos cursos técnicos integrados e concomitantes terão duração de 3 horas e serão realizadas a partir das 8h30min do dia 7 de dezembro. Serão 40 questões objetivas, com as matérias: Matemática (10 questões); Ciências da Natureza (10 questões); Ciências Humanas (10 questões); e Língua Portuguesa (10 questões). Os conteúdos de cada matéria estão relacionados no Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria