Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão realiza primeiro Processo Seletivo de estudantes

No domingo, dia 7 de dezembro, foi realizado o primeiro Processo Seletivo de alunos para cursos regulares do Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS). Os candidatos disputaram a oferta de vagas nos cursos técnicos subsequentes em Administração, Cooperativismo, Serviços Públicos, e no curso técnico concomitante em Meio Ambiente. As provas ocorreram na Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina, na Rua Bento Gonçalves, 1.452, no Centro de Viamão.

O diretor de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques definiu a data como histórica. "Este foi o primeiro processo seletivo de ingresso em cursos técnicos de nível médio. Assim, esta modalidade de ensino passará a ser consolidada como oferta contínua a partir de 2015". Segundo o diretor a aceitação dos cursos pela comunidade é crescente e pode ser comprovada através da constante busca de informações junto à equipe diretiva e demais servidores. "Este processo vem a acrescentar ainda mais nossa responsabilidade junto à comunidade de Viamão e região para oferta de um ensino público, gratuito e de qualidade", completou.

O candidato Carlos Alberto da Silva falou sobre os motivos que o levaram a optar pelo curso de Cooperativismo. "Quero me qualificar, e como o curso será noturno, conseguirei conciliar com o trabalho. Além de tudo o curso é gratuito".

Entre os concorrentes estiveram também alunos que já participaram de outras formações no Câmpus Viamão. Como por exemplo, Fábio Araújo, que cursou Auxiliar de Secretaria através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "Eu gostei de estudar no Instituto Federal. Vejo no curso técnico de Administração uma oportunidade de crescimento profissional e por isso me inscrevi. É perto de casa, tem prestígio e os professores são qualificados", contou.

Provas no IFRS

Com um total de 10.096 inscritos, concorrendo a 2.439 vagas em cursos superiores e técnicos, as provas de 13 câmpus do IFRS foram realizadas nos turnos manhã e tarde, nas cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Câmpus Porto Alegre e Restinga), Rio Grande, Sertão e Viamão. A abstenção deve ser divulgada na segunda-feira (8). De acordo com o diretor do departamento de ingresso discente do IFRS, Luiz Gaspar Fensterseifer, as provas ocorreram tranquilamente em todas as cidades.

Como já é de praxe nas provas do IFRS, a acessibilidade esteve garantida: candidatos realizaram a prova com o auxílio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos Câmpus Osório e Porto Alegre e em Braile, nos Câmpus Farroupilha e Osório. Salas tiveram acesso facilitado para cadeirantes, bem como algumas provas foram impressas com letra ampliada.

A prova de redação, aplicada aos candidatos aos cursos superiores, teve como tema Política e Corrupção.

Das vagas para os cursos técnicos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Enem. Das vagas para os cursos superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo processo ainda não teve início.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo 2015/1, você encontra no site ingresso.ifrs.edu.br. Não esqueça que é sua responsabilidade ficar atento ao site.

Acompanhe

  • 8/12/2014 - Divulgação do gabarito preliminar das provas, no site ingresso.ifrs.edu.br.
  • 8 a 10/12/2014 - Período para interposição de recursos ao gabarito das provas, em cada câmpus ou conforme item 2.7 do edital.
  • 16/12/2014 - Divulgação do resultado dos recursos e gabarito final das provas, no site ingresso.ifrs.edu.br.
  • 16/12/2014 - Divulgação do resultado do Processo Seletivo, da 1ª chamada e das orientações para a matrícula com calendário, no site ingresso.ifrs.edu.br. (apenas para cursos integrados e concomitantes)
  • 16/12/2014 - Divulgação dos 12 classificados do Exame de Seleção para a prova prática de instrumento musical com calendário, no site ingresso.ifrs.edu.br. (apenas para cursos integrados e concomitantes)
  • 19/12/2014 - Divulgação de informações sobrechamamentos vinculados a nota do Enem, no site ingresso.ifrs.edu.br. (apenas para cursos subsequentes)
  • 19/12/2014 - Divulgação de informações sobre a classificação de Enem para a prova prática de instrumento musical, no site ingresso.ifrs.edu.br. (apenas para cursos subsequentes)
  • 29/12/2014 - Divulgação do resultado do Processo Seletivo via Concurso Vestibular, da 1ª chamada e das orientações para a matrícula com calendário, no site ingresso.ifrs.edu.br. (apenas para cursos superiores)
  • 29/12/2014 - Divulgação de informações sobre a chamada pelo SiSU, no site ingresso.ifrs.edu.br (apenas para cursos superiores)

 

Publicado em 08/12/2014.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria