No dia 16 de dezembro. o Câmpus Alvorada do Instituto Federal (IFRS), em parceria com a prefeitura municipal, realizou a formatura do curso de Formação Inicial e Continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico. Com carga horária total de 160 horas, o curso formou 32 professores, das redes municipal e estadual e 19 alunos da comunidade em geral. Estiveram presentes o prefeito de Alvorada, Sérgio Bertoldi, a secretária municipal de educação, Nair Ribeiro, o diretor-geral do Câmpus Alvorada (IFRS), Fábio Marçal e a diretora do Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, Paula Aguiar Silva, entre outras autoridades.
Para Marçal, o curso permite "enraizar o Câmpus Alvorada, que terá olhar especial para a inclusão de surdos, e, ao mesmo tempo, humaniza as relações entre as pessoas que, em Alvorada, poderão acolher de forma qualificada a comunidade surda".
Sobre o curso
Os conteúdos abordados foram: conceituação, características e mitos da Língua de sinais; história de educação de surdos no Brasil e no mundo; o papel do professor e do intérprete no uso das libras e sua formação; e o alfabeto manual e datilografia. O curso ocorreu no Centro Florestan Fernandes, na rua Vereador Lauro Barcelos, 285, bairro Água Viva.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria