Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada inicia formação da primeira turma de Agente Cultural

O Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS), em parceira com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo deu início, no dia 27 de janeiro, as aulas da primeira turma do curso de Agente Cultural. A Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec Cultura terá carga horária de 160 horas, distribuídas em encontros de terças a quintas-feiras, das 19h às 22h, na Incubadora Social, na rua Wenceslau Escobar, 167, bairro Nova Americana. Entre os 30 estudantes matriculados estão profissionais que trabalham com a promoção da cultura em Alvorada.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Luis Carlos Silveira esteve presente e falou sobre a parceria com o IFRS e sobre a oferta do curso. "Nós estamos formando, através do Instituto Federal, pessoas capacitadas para fazer a gestão cultural da nossa cidade".

O diretor-geral do Câmpus Alvorada (IFRS), Fábio Marçal salientou o foco do Instituto Federal no compromisso de proporcionar aos estudantes a capacidade de manter-se permanentemente em desenvolvimento. "Temos a preocupação com a formação do cidadão com um olhar crítico para o seu fazer profissional e para sua vida. Sabemos da limitação da carga horária, mas queremos tentar uma série de possibilidades e debates para que vocês (alunos) se apoderem e possam seguir outros caminhos a partir desse curso".

Dos 17 câmpus do IFRS, Marçal informou que o único que terá o eixo tecnológico da Produção Cultural e Design será o Câmpus Alvorada. "Nós fizemos 6 audiências públicas em 2012, apresentamos a proposta do Câmpus oferecer esse eixo e ela foi aprovada. É muito rico e muito diverso o campo da cultura vinculado a Educação Profissional e a gente quer avançar nessa discussão no município".

O diretor-geral da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Alvorada e também supervisor do curso de Agente Cultural, Jeferson Melo falou sobre a oportunidade de troca de experiências. "Dentro da secretaria o primeiro passo do nosso trabalho é mapear a cultura, o segundo é dar a luz a isso, e o terceiro é fazer com que as pessoas se vejam, que é o que está acontecendo aqui. Sempre tivemos a preocupação com essa área de formação e com a possibilidade de diálogo entre os agentes".

Durante a primeira aula os alunos conheceram um pouco mais sobre os Institutos Federais, sobre o curso de Agente Cultural, e sobre os profissionais envolvidos e se apresentaram para o grupo. A turma é composta por artista plástica, produtores de eventos de hip-hop, profissionais ligados à produção audiovisual, escritor, regente de banda marcial, produtor de banda, entre outros.

Estiveram presentes: o diretor de Ensino do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt; a orientadora Roberta Darkiewicz; os professores Vera Junqueira e Ricardo Oliveira e a coordenadora de Cultura e Administração da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Eloá Anraku.

Sobre o curso

O Agente Cultural fomenta o resgate de conhecimentos e saberes culturais locais, criando espaços para divulgação e valorização da comunidade, como forma de reafirmação da cultura local, valorização dos saberes e garantia de trabalho e renda para as famílias. Entre os conteúdos que serão apresentados estão Cultura e Sociedade, Autoestima, História da Cidade, História da Arte, Tecnologia de Projetos Culturais, Diversidades, Responsabilidade Social, Processos Colaborativos, Visão Sistêmica e Empreendedorismo.

Publicado em 28/01/2015.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria