No dia 23 de fevereiro, iniciaram as aulas das primeiras turmas do Câmpus Viamão, compostas dos cursos técnicos subsequentes em Administração, Cooperativismo, Serviços Públicos, e do curso técnico concomitante em Meio Ambiente. Os estudantes foram acolhidos pela reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck, e pela equipe do Câmpus Viamão (IFRS), composta pelo diretor-geral, Alexandre Vidor; pelo diretor de Ensino, Denirio Marques; pelo diretor de Administração e Planejamento, Sérgio Viana; pelos coordenadores dos cursos; professores; e técnicos-administrativos. A data marcou o começo das atividades acadêmicas na nova sede da instituição, localizada no Tecnopuc Viamão, na Av. Senador Salgado Filho, 7000. Todas as turmas foram reunidas no auditório, receberam orientações e conheceram a estrutura, os horários e as regras de funcionamento do Câmpus.
A reitora, em alusão a campanha lançada pelo setor de Comunicação do IFRS, deu as boas vindas aos alunos ao #meumundoIFRS. "São 17 Câmpus no IFRS, em torno de 22 mil alunos, com a oferta de cursos técnicos e superiores e dois mestrados. Então realmente é um "mundo" e desejo que vocês sejam bem-vindos e ele". Cláudia também falou sobre a parceira do Instituto Federal (IFRS) com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). "Espero que a gente possa somar os esforços da qualificação técnica e do desenvolvimento de tecnologia e inovação para a geração de novos e melhores empregos".
O diretor-geral do Câmpus Viamão continuou. "É com imenso orgulho que estamos com essa parceria, buscando reverter a situação de Viamão ser considerada uma cidade dormitório, na qual 80% dos moradores trabalham em outro muncípio. Tenho a certeza que poderemos avançar, e muito, não só no ponto de vista econômico, mas também social. Resgatando pessoas que não tiveram acesso e trazer a educação de qualidade para que gente possa mudar a realidade da região na qual estamos inseridos".
A aluna do curso de Administração Giane Bastos Jackues, 41, está desempregada e diz que estudar no IFRS será uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. "Como trabalhava em um escritório de contabilidade, terei a possibilidade de me aperfeiçoar dentro da área administrativa".
Após as falas, todas as turmas foram encaminhadas para as suas respectivas salas e os professores conduziram as aulas.
Estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Pucrs, Jorge Audy; o administrador do Tecnopuc Viamão, Julio César Ferst, a assistente social, Andreia Pereira Pedroso; a pedagoga Anelise Schutz; o assistente em administração/financeiro, Carlos Edgar Sander; o técnico em assuntos educacionais, Carlos Roberio Garay Correa; o professor e coordenador do curso técnico em Cooperativismo, Claudio Henrique Kray; a professora Daniela Nicolleti Favero; o assistente em administração/registros acadêmicos, Dario Alberto Alves Bezerra; o professor Edgardo Alfredo Herrera Cespedes; o assistente em administração/gestão de pessoas, Felipe Alcantara Gomes; o professor Jesse Alencar da Silva; o assistente em administração/compras e licitações, João Carlos Medina Neto; o professor, Lucas Coradini; o professor/coordenador de Desenvolvimento Institucional, Nilo Barcelos Alves; a professora/coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente, Silvia Regina Grando; a professora/coordenadora de Ensino/coordenadora do curso técnico em Serviços Públicos, Tania Jurema Flores da Rosa Aiub; e o vigilante Volmir Marcos Lima.
Processo seletivo complementar
O Instituto Federal (IFRS) irá publicar em breve um edital com novas vagas para os cursos técnicos 2015/1 do Câmpus Viamão. Serão 30 vagas para o curso de Cooperativismo (subsequente), 22 vagas para técnico em Meio Ambiente (concomitante) e 7 vagas para Serviços Públicos (subsequente). As inscrições serão gratuitas e a prova será realizada através de uma redação. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias em: http://expansao.ifrs.edu.br
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria