Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada recebe seus primeiros alunos de curso técnico

No dia 23 de março, ocorreu a primeira aula de um curso técnico oferecido pelo Câmpus Alvorada. Com 30 alunos, o curso subsequente de Tradução e Interpretação de LIBRAS terá duração de 3 semestres, com um total de 1.200 horas. O curso gratuito será realizado no turno da noite, no Centro Municipal de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, na rua Professor Lauro Barcellos 285, bairro Água Viva. Estiveram presentes o diretor-geral do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal; o diretor de Ensino, Guilherme Brandt; o diretor de Administração, Antônio Bueno; a assistente social Ademilde Prado; a assistente em Administração: Cláudia Ludwig dos Santos; a Tradutora Intérprete de Libras, Maria Cristina Laguna; as professoras do curso, Renata Heinzelmann, Gisele Rangel e Márcia Mendes; e os diretores do Florestan Fernandes, Paula Aguiar e Gerson Valencio.

Durante a recepção dos alunos, o diretor-geral falou sobre a criação dos Institutos Federais e sobre o IFRS e destacou a importância da data. "Hoje é uma noite bastante especial, pois damos o pontapé inicial em um curso que para nós é muito importante. Primeiro por ser o pioneiro em Alvorada tendo alunos com vínculos efetivos. E segundo por ser um curso em uma área não tão usual na educação profissional pública, e por isso a gente sabe da grandeza do passo".

Para o aluno Keni Luís Sodre, 28 anos, que trabalha no hospital Conceição (GHC) como Auxiliar Administrativo, o curso é fundamental para fazer o acolhimento dos pacientes. "Estava procurando um curso de tradutor mas não tinha disponibilidade para pagar, quando abriu o curso eu achei perfeito. Sou formado em pedagogia e já fiz alguns cursos em Libras. Esses cursos já serviram para ajudar um paciente surdo que estava na emergência e ninguém sabia o que ele tinha".

Fabiana Beretta, 39, é assistente social e trabalha com pessoas com deficiencia física e intelectual. "Eu realizei diversos cursos avançados em Libras, mas nunca tive condições de fazer o curso de intérprete pelas exigências de conhecimentos das provas e pela necessidade de altos investimentos financeiros. Quando eu descobri a oferta do curso no Instituto Federal eu me inscrevi na hora e divulguei para todos que eu conheço. É uma oportunidade única."

Após a apresentação de toda a equipe envolvida no curso, os alunos se apresentaram e as professoras Gisele e Renata iniciaram as aulas, com uma atividade de integração.

Saiba mais sobre o curso Técnico subsequente de Tradução e Interpretação de LIBRAS

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria