Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão: Mulheres Mil realizam visitas técnicas

No dia 7 de abril, as alunas da ação Mulheres Mil, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Câmpus Viamão realizaram visitas técnicas. Durante a manhã, a turma de Cuidador Infantil esteve na Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Bom Samaritano, conduzidas pela supervisora Bárbara Mello. Na parte da tarde, o professor Leonardo Cunha, da disciplina de Saúde do Idoso, do curso de Cuidador de Idoso, conduziu a turma ao Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP).

Segundo Bárbara, as alunas tiveram a oportunidade de vivenciar as rotinas do cuidado infantil. "Elas puderam observar cada fase e seu comportamento. Tudo isso com a efetiva orientação da coordenadora pedagógica da instituição, Eliane Dias Debom e de suas colegas professoras".

Durante a visita ao HPSP, a agente de saúde na Oficina de Criatividades, Neusa Helena Carvalho Viapiana falou sobre os cuidados com os pacientes. E que o artesanato é uma forma de arte e possibilita a livre expressão. "Cada pessoa tem uma missão com cada paciente que encontrar pela vida?, afirmou.

O psicólogo Alexandre Baptista falou sobre o Projeto Geração e Renda através da reciclagem, que possui convênio com diversos órgãos, passando por vários processos ate chegar a comercialização.

Saiba mais

A Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Bom Samaritano surgiu de uma iniciativa conjunta entre a Primeira Dama do Governo do Estado, a Comunidade Evangélica de Porto Alegre e a Prefeitura Municipal de Viamão. Sendo assim, em julho de 1981, na Vila Monte Alegre, a Bom Samaritano (BS) inicia suas atividades, atendendo, na ocasião, 45 crianças.

O Hospital Psiquiátrico São Pedro, nomeado Hospício São Pedro em homenagem ao padroeiro da Província, foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de São Pedro. Fundado em 13 de maio de 1874, foi inaugurado somente dez anos após, no dia 29 de junho, data consagrada a São Pedro. Foi o sexto asilo/hospício de alienados durante o Segundo Reinado no Brasil (1841-1889). Designado como Hospício São Pedro até 1925, passou a ser chamado Hospital São Pedro até 1961, quando então assumiu a atual identidade de Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria