O Câmpus Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu no dia 6 de maio, a visita de servidores do Câmpus Passo Fundo, do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSUL), junto com representantes locais da comunidade surda e de intérpretes de Libras.
Segundo o diretor de Ensino do Câmpus Alvorada (IFRS), Guilherme Brandt, o encontro teve como objetivo apresentar a proposta do curso técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Libras ofertado no Câmpus Alvorada (IFRS), para subsidiar a criação de curso similar no Câmpus Passo Fundo (IFSUL). "A visita da comissão nos dá uma dimensão da importância e da necessidade do curso técnico em Tradução e Interpretação de Libras, iniciativa pioneira do Câmpus Alvorada (IFRS) no estado do Rio Grande do Sul. Foi um belo diálogo, onde colegas de Passo Fundo contribuíram com sugestões para o enriquecimento de nossa prática pedagógica e onde esperamos poder ter contribuído no surgimento de mais um curso desta natureza".
O coordenador Adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSUL), professor Cláudio Oliveira destacou a importância do encontro. "Essa visita foi de grande relevância, com importantes trocas de informações dos projetos afins, que certamente, contribuirão para a qualificação da implantação do curso no Câmpus Passo Fundo (IFSUL) e que será o projeto piloto para os demais câmpus da região".
Após a reunião, a comissão assistiu a aula inaugural do curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras do Câmpus Alvorada (IFRS), com a participação do prefeito do município de Alvorada, Sérgio Bertoldi; a secretária de Educação, Nair Ribeiro; e o diretor-geral do Câmpus Alvorada (IFRS), Fábio Marçal. Com o título "Tradutor-intérprete de Libras/Português: competências e habilidades", a palestra foi ministrada pela professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Flávia Machado, no Salão Nobre da Prefeitura, na Av. Getúlio Vargas, 2.266.
Estiveram presentes nas atividades a coordenadora da ação Mulheres Mil, pedagoga Adriana Schleder; o vice-presidente da Associação de Surdos de Passo Fundo (ASPF), professor Francinei Rocha Costa; a vice-presidente da Associação de Tradutores e Intérpretes de Passo Fundo, professora Melita Waldow; e a chefe de Gabinete da vereadora Claudia Furlanetto e diretora Regional da Associação Gaúcha de Intérpretes de Língua de Sinais (AGILS), Cristine Pereira.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria