No dia 25 de junho, o Câmpus Viamão realizou o Seminário Socializador e a cerimônia de certificação do projeto de extensão "Educação, Cidadania e Trabalho". Com início em 18 de maio, e duração de 50 horas, o projeto foi desenvolvido nos módulos: Associativismo e Cooperativismo, Orientação Profissional, Cidadania e Gênero, Economia Solidária.
O curso "Educação, Cidadania e trabalho" surgiu a partir da solicitação das egressas da ação Mulheres Mil, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) com a proposta de continuar oportunizando às mulheres em situação de vulnerabilidade social, e com baixa escolaridade a busca pela valorização, empoderamento, acesso aos direitos, cidadania, possibilidades de geração de renda e oportunidade de aprofundar temáticas relacionadas à educação e trabalho.
Os objetivos do projeto foram discutir o papel da educação e a importância da cidadania na contemporaneidade, analisar o papel das mulheres nos diferentes discursos sociais e reconhecer a importância e os desafios da Economia Solidária na atualidade.
Durante o Seminário a equipe gestora e as alunas realizaram uma avaliação do projeto na qual elencaram os pontos positivos e os pontos que devem ser trabalhados para aperfeiçoar o curso para uma próxima oferta.
Participaram do projeto: o coordenador, Alexsander Lemos Ferreira; o diretor de Ensino e docente do Seminário Socializador, Denirio Marques; o coordenador de Extensão do Câmpus Viamão e docente do módulo de Associativismo e Cooperativismo, Cláudio Kray; a docente do módulo de Orientação Profissional, Barbara Cristina Mello Sampaio; a docente do módulo Cidadania e Gênero, Glória Cristina Ferreira Gabriel; a docente junto ao módulo Economia Solidária, Mariana Becker Gomes Junges; e a voluntária da Comissão Organizadora do projeto, Silvana Santos Silva.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria