Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Primeiros cursos técnicos do Campus Veranópolis são lançados

Com a presença de aproximadamente 500 pessoas, divididas entre alunos dos nonos e terceiros anos, autoridades municipais e da região, ocorreu nesta segunda-feira, 21 de setembro de 2015, o lançamento dos dois primeiros cursos técnicos subsequentes em Administração e em Informática que serão ofertados a partir de 2016 pelo Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A cerimônia foi realizada na sede do Clube Alfredo Chaves, em Veranópolis. "Nossos estudantes serão mais que futuros profissionais, serão agentes de transformação nas regiões onde estiverem inseridos", afirma o pró-reitor adjunto de extensão, Getúlio Jorge Stefanello Júnior, que na oportunidade esteve representando a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza.

O prefeito de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol relembrou da luta dele e dos prefeitos de 14 municípios da região para trazer à cidade o IFRS e dar oportunidades de educação pública, gratuita e de qualidade para os jovens e adultos da região. Fábio Marin, diretor-geral do Campus, comentou sobre a importância de uma educação de qualidade e afirmou querer ver muitos dos rostos que estavam na plateia como futuros alunos do campus.

Curso Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio (noite)

O Técnico em Informática (TI) é um profissional que desenvolve softwares, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes e executa a manutenção de softwares e computadores implantados, entre outras atividades.

Atuação: Poderá atuar em empresas públicas ou privadas, na área de TI, em empresas de manutenção e suporte em informática, empresas de consultoria e treinamento em informática ou como autônomo, prestando assessoria para empresas e usuários particulares.

Duração: 4 semestres - 1440 horas.

Curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio (noite)

Oferece uma formação profissional ampla, que possibilita atender à demanda significativa de profissionais, valorizando assim a geração de trabalho e renda, de forma a responder às necessidades sociais e culturais da região. O curso busca formar profissionais técnicos e politicamente preparados para atender as demandas da sociedade, estimulando o empreendedorismo e o cooperativismo na área da administração, respeitando, assim, a sustentabilidade da região.

Duração: 3 semestres - 1000 horas.

Sobre o Campus Veranópolis

A implantação do Campus Veranópolis do IFRS foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) em 11 de março de 2014. No segundo semestre do mesmo ano, o campus passou a oferecer cursos rápidos e iniciou o contato com a comunidade, tratando sobre alternativas para a oferta futura de cursos técnicos de nível médio e cursos superiores.

A intenção é beneficiar a comunidade da microrregião, que abrange aproximadamente 20 municípios da Serra Gaúcha, descentralizando o ensino federal público e gratuito e, dessa forma, estimulando a permanência das pessoas em seu local de origem, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno. O campus já oferta cursos de extensão em Língua Espanhola e em Robótica - Informática.

O Campus está localizado na BR-470 km 172, 6.500, Bairro Sapopema.

(54) 9194-1395

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria