Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Rolante realizou curso de Boas Práticas de Fabricação

O Campus Rolante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em uma parceria com a Secretaria de Municipal de Agricultura ofertou, de 17 a 19 de setembro, o curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF). A capacitação, com 20 horas/aula de duração, contou com a presença de 30 participantes dos setores de embutidos, abatedouros, associação Papa Mel e agroindústria do pescado.

No dia 17 foi realizada visita técnica à uma empresa para que os participantes pudessem observar as questões da estrutura física, equipamentos e utensílios utilizados durante o processamento de carnes. Foram enfatizadas questões relacionadas à temperatura adequada e problemas que podem ocorrer durante o processamento.

O curso teve a coordenação da professora do Campus Rolante (IFRS), Adriana Corrent e da médica veterinária, Gabriela Javornik Barroso, do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria da Agricultura de Rolante. As palestras e oficinas foram ministradas pela médica veterinária Ana Rita Carboni Ritter, especialista em Boas Práticas de Fabricação e mestranda em Tecnologia Agroindustrial pela UFPel. A palestra de abertura foi ministrada pela professora Fernanda Arboite de Oliveira e teve como tema "Doenças transmitidas por alimentos (DTA) x Boas Práticas de Fabricação (BPF)".

Fernanda enfatizou os problemas que podem ser ocasionados pela ingestão de alimentos contaminados em função da falta de higiene e das BPFS nas diferentes fases do processo de fabricação. Na sequência, Ana conduziu os trabalhos com diferentes oficinas, sempre focando nas etapas do processamento e na busca pela qualidade do produto. Segundo a médica veterinária, implantar as BPF, POP E PPHO, itens centrais do curso, é o que todas as indústrias ou agroindústrias precisam ter funcionando, para garantir alimentos manipulados e processados com qualidade e seguros para o consumidor.

Para Adriana, os participantes tiveram a oportunidade de interagir e esclarecer suas dúvidas com a palestrante que possui experiência de 12 anos em controle de qualidade de carnes no Sistema de Inspeção Federal. "Foi enfatizada a importância da higiene dos manipuladores dos alimentos e sua influência na qualidade dos produtos e na saúde dos consumidores. O encerramento foi realizado com a presença do prefeito municipal Ademir Gomes Gonçalves, que destacou o esforço do município e a parceria com o Campus Rolante (IFRS) para melhorar a qualidade dos produtos da agroindústria da região", disse a coordenadora.

Também participaram das atividades o secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, a chefe do Escritório da Emater, Janelise Wastowski, e a engenheira agrônoma da Emater Rosane Renck.

Saiba mais sobre o curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF)

A programação do curso esteve voltada para atender o setor de agroindústrias de processamento de carne, principalmente de carne suína, uma tradição neste município. Os conteúdos abordados no curso foram: Noções de higiene e microbiologia, perigos químicos e físicos, os cinco sensos como pré-requisito para as BPFs, os três mandamentos da higiene: organização, limpeza e disciplina, os dois ajudantes: os sensos de utilização e de manutenção, além de conceitos de higiene pessoal, higiene ambiental, higiene no processo e limpeza de instalações, de equipamentos e de utensílios.

 

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria