Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Servidores do Campus Viamão participam de oficina sobre Políticas de Ações Afirmativas do IFRS

Oficina sobre Políticas de Ações Afirmativas do IFRS

Professores e técnicos-administrativos do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) participaram, no dia 7 de outubro, das 13h30 às 16h30, da oficina sobre as Políticas de Ações Afirmativas do IFRS. A atividade ministrada pela assessora de Ações Inclusivas do IFRS, Andréa Poletto Sonza, teve como objetivo mostrar experiências de outros campi na implementação de uma matriz curricular que valorize os temas etnicorracial, gênero e sexualidade, pessoas com necessidades educacionais específicas e Direitos Humanos. A oficina buscou divulgar a Política de Ações Afirmativas do IFRS, mobilizar a comunidade acadêmica para garantir o desenvolvimento da Política de Ações Afirmativas, e capacitar os servidores nas metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas no processo de inclusão social de pessoas com necessidades específicas.

Logo no início, Andréa parabenizou o Campus Viamão, por ser o primeiro dos campi em implantação a criar o Núcleo de Ações Afirmativas. "Vocês são os pioneiros com o Núcleo e as experiências de vocês são muito importantes".

Segundo a assessora, em junho de 2014, foi publicada a Lei n° 12.990, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. "Nesse contexto, atendendo à legislação, os concursos públicos do IFRS contemplam a reserva de, no mínimo, 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para negros (pretos e pardos), no caso de número de vagas igual ou superior a três, conforme estabelecido na legislação".

Ações Inclusivas do IFRS

A Assessoria de Ações Inclusivas, institucionalizada pela Reitoria do IFRS, por meio da portaria 51/2012, é o órgão responsável pelo planejamento e coordenação das ações relacionadas à política de inclusão. É responsável pela integração de Ações de Inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Sua finalidade é promover a cultura da educação para a convivência, a defesa dos direitos humanos, o respeito às diferenças, a inclusão, permanência e saída exitosa de pessoas com necessidades educacionais específicas para o mundo do trabalho, a valorização da identidade etnicoracial, a inclusão da população negra e da comunidade indígena, em todos os setores, combate à homofobia, buscando a remoção de todos os tipos de barreiras e formas de discriminação.

Saiba mais: http://www.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=169

Galeria

Oficina sobre Políticas de Ações Afirmativas do IFRS Oficina sobre Políticas de Ações Afirmativas do IFRS Oficina sobre Políticas de Ações Afirmativas do IFRS Oficina sobre Políticas de Ações Afirmativas do IFRS

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria