Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Última semana para solicitar isenção na taxa de inscrição para o processo seletivo de estudantes

Banner de isenção da taxa de inscrição

Está aberto até 27 de outubro de 2015 o período para solicitar isenção na taxa de inscrição do processo seletivo de ingresso de alunos nos cursos superiores e técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As vagas são oferecidas em 17 campi, localizados em 16 municípios do Estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. São 1.833 vagas em cursos técnicos e 795 vagas em cursos superiores para as provas próprias; mais 639 com ingresso mediante a nota do Enem para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio; e 804 com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos superiores. No total, então, são 2.472 vagas para cursos técnicos e 1.599 para superiores.

A isenção de taxa de inscrição é um benefício concedido pelo IFRS às pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento aos critérios estabelecidos por lei e conforme as orientações previstas no edital Concessão de Isenção de Taxa de Inscrição, disponível no Portal de Ingresso, na aba Editais.

> Inscrições

As inscrições para as provas do Processo Seletivo ocorrem até 9 de novembro, pelo Portal de Ingresso. Os campi ofertantes disponibilizam computadores com acesso à internet para os interessados. A taxa custa R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e deverá ser paga até 11 de novembro.

As provas ocorrerão no dia 6 de dezembro. O candidato que necessitar de condições especiais para realização deverá formalizar seu pedido no período de 13 de outubro a 9 de novembro.

Os Manuais do Candidato 2016/1 estão disponíveis aos interessados no Portal de Ingresso e há um exemplar impresso para consulta nos campi participantes do processo.

> Enem

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, é preciso realizar a inscrição pelo Portal de Ingresso, optando por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, o candidato deve indicar o ano que deseja o aproveitamento, que pode ser entre 2009 e 2015. No caso de optar por prova e nota do Enem, o candidato faz a prova e tem ainda a possibilidade de concorrer pela nota do Enem do ano escolhido.

> Sisu

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

>> Acompanhe o cronograma do Processo Seletivo 2016/1

  • Inscrições: 13 de outubro a 9 de novembro de 2015
  • Isenção da taxa de inscrição: 13 a 27 de outubro
  • Divulgação do resultado de isenção: 29 de outubro
  • Inscrição isentos: 30 de outubro a 9 de novembro
  • Data limite para o pagamento do boleto: até 11 de novembro
  • Divulgação das inscrições homologadas: 20 de novembro
  • Divulgação dos locais das provas: 30 de novembro
  • Provas: 6 de dezembro

 

Saiba mais: ingresso.ifrs.edu.br

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria