O Núcleo de Ações afirmativas do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) promoveu, no dia 22 de outubro, o Concerto da Primavera, através de uma parceria com o Instituto Popular de Arte e Educação (IPDAE), a Escola Estadual Técnica Agrícola de Viamão (EETA) e o Tecnopuc Viamão. A atividade, divida em duas etapas, ocorreu primeiro, às 13h, na sede do Campus Viamão, localizada na Av. Senador Salgado Filho, 7000, com a apresentação da Orquestra Jovem do IPDAE. A segunda etapa foi realizada a partir das 15h, na sede da EETA situada na RS 040, na qual dois alunos da escola tocaram músicas nativistas gaúchas para recepcionar a orquestra e diretoria do IPDAE e os servidores do Campus Viamão. Ao final, a orquestra brindou a todos com uma nova apresentação.
De acordo com o Núcleo de Ações Afirmativas, através da articulação destes diversos setores sociais, o IFRS pretende disseminar e valorizar as diversas formas de expressão da cultura local, ofertando a comunidade acadêmica e da região o acesso as atividades culturais como forma de complemento da educação de qualidade que a rede federal de educação profissional se propõe.
O evento promovido na sede do Campus Viamão contou com a participação dos professores, técnicos-administrativos e alunos do campus, e dos funcionários das empresas localizadas no Tecnopuc Viamão. A equipe do Campus Viamão envolvida na execução das atividades foi composta pelos servidores: Alexsander Lemos Ferreira, Andreia Pereira Pedroso, Anelise Schutz, Carlos Robério Garay Corrêa, Dário Bezerra, João Carlos Medina Neto, Lucas Coradini, Maria Clarice Rodrigues de Oliveira e Mário Augusto Correia San Segundo. Também esteve presente o administrador do Tecnopuc Viamão, Julio César Ferst.
Na EETA a recepção foi realizada pelo diretor Evandro Cardoso Minho, pela diretora de Ensino Renata Michelotto e pela vice-diretora de Agropecuária Jane Gonçalves. Todos almoçaram e após foram convidados a assistir a apresentação dos alunos da EETA, Pablo Schelski (gaita) e Diego Blanco (voz e violão). Para o aluno do curso de zootecnia, Frederico Homem o evento foi muito interessante. "A Escola não tinha oferecido ainda uma atividade com uma orquestra, que unisse dessa forma arte e cultura".
José Vitor Rodrigues Bulso, que toca flauta transversa na Orquestra Jovem gostou da experiência. "Foi diferente e muito boa. Eu gosto de música nativista e fomos muito bem acolhidos". Também participaram a diretora do IPDAE, Fátima Flores Jardim e o regente da orquestra Jovem do IPDAE, Ademir Schimdt. Na composição da Orquestra Jovem para o evento, estiveram: Jéssica Laguna Garighan, Luis do Amaral Guerin, Maria Eduarda Martins Erich, Silene Rocha dos Santos e Yasmin Cabral Moreira no violino; Bruno dos Santos, José Vitor Rodrigues Bulso, Sthevan dos Santos Nunes e William Ramires de Araújo nas flautas transversas; Deyvison Camargo Oliveira e Fernando da Rosa Domingues nas violas; e Brenda Daniely Silva de Souza, Lucas de Souza Pinto e Shaieny Lobato Glapinski de Souza nos violoncelos.
O regente acredita que tenha surpreendido o público. "Conseguimos mostrar versatilidade, com reportório erudito mas também jovem. Ouvimos comentários de que as pessoas se emocionaram. E o objetivo da música é justamente esse, o de sensibilizar. Foi uma troca positiva".
Assista a apresentação da Orquestra Jovem do IPDAE no Campus Viamão
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria