Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Alvorada promove agenda estratégica com lideranças do município

A primeira quinzena de 2016 começou com muito trabalho e expectativa no Campus Alvorada. Neste início do ano, além de lançar o edital para contratação de professor substituto para a área de Língua Brasileira de Sinais - Libras (http://goo.gl/NgeAZV) e acompanhar a realização de treinamentos dos técnicos dos setores administrativos, a direção geral do Campus vem realizando uma série de agendas estratégicas, com autoridades e lideranças da cidade, com o objetivo de proporcionar a visita às obras da sede definitiva do Campus, apresentar o estágio atual de evolução das edificações, e dialogar sobre as expectativas quanto a sua conclusão.

No dia 6 de janeiro, a agenda foi realizada com o secretário municipal de Obras e Viação, Dorvalino Santana Alvarez, acompanhado do Engenheiro Civil Rogério Negreiros. Na oportunidade o secretário ficou a par das demandas imediatas referentes àrede pública de drenagem pluvial e cloacal, necessárias para a conclusão da obra, tendo colocado sua equipe técnica à disposição para os levantamentos necessários. Na mesma semana a Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) auxiliou na operação de compactação do solo, necessário ao início da fase de pavimentação dos passeios e estacionamento, e no ajardinamento externo do Campus. A SMOV disponibilizou o transporte dos primeiros mobiliários do Campus, que atenderão as necessidades administrativas atuais, ainda em sua sede provisória.

No final da manhã do dia 13 de janeiro, a futura sede do Campus Alvorada recebeu a visita do prefeito municipal professor Sérgio Bertoldi. Na oportunidade o prefeito enfatizou a parceria da gestão municipal e a satisfação em poder colaborar com a implantação do Campus. Acompanharam o prefeito os secretários Airton Alminhana, Alexandre Lobão, Luciano Garcia , Luiz Silveira e Tiano Caduri.

O diretor-geral Pro Tempore do campus Alvorada Fábio Marçal ressaltou a evolução das obras, suas características de acessibilidade, a definição de espaços didáticos e estruturas de apoio, e temas relacionados às expectativas de cursos, capacidade de instalação inicial, entre outros assuntos. A presença das mais diversas secretarias foi destacada pelo diretor-geral, como um aspecto positivo que, segundo ele, demonstra o comprometimento da prefeitura nesse projeto.

Neste mesmo dia, à tarde, o Campus recebeu a visita do vereador Juliano Marinho, que dialogou sobre os temas relacionados à educação técnica e a produção cultural no município, bem como quanto à importância da participação da comunidade no Campus. O vereador se colocou à disposição para encaminhar demandas relacionadas à infraestrutura da região, como a distribuição das linhas de ônibus e qualificação da iluminação pública, visando a qualificação da região que receberá o Campus Alvorada do IFRS.

Na próxima quinzena o Campus estará preparando a Semana Pedagógica que antecede o início do primeiro semestre letivo de 2016. Além disso, de 19 a 21 de janeiro será o período de rematrícula dos alunos da primeira turma do curso técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Libras. Durante este prazo, o Campus também receberá a matrícula dos novos alunos, da segunda turma do curso, aprovados no processo seletivo 2016/1.

Saiba mais

O Campus Alvorada está em funcionamento desde agosto de 2013 em uma sede provisória, localizada no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, na rua Vereador Lauro Barcelos, 285, bairro Água Viva. De acordo com a portaria Nº 27, de 21 de janeiro de 2015, o IFRS está autorizado a promover o funcionamento do campus. Entre os cursos já ofertados pelo Campus Alvorada, estiveram: Agente Cultural, da Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec Cultura, Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico (Formação Inicial e Continuada - FIC); maquiadora cênica, cuidadora de idosos e tecelã, ambas da ação Mulheres Mil, do Pronatec; maquiadora (Pronatec sistema prisional); e montador e reparador de computador, da ação Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Pronatec.

No dia 11 de junho de 2015 foi assinada a ordem de serviço para o início dos trabalhos na sede localizada na rua Professor Darci Ribeiro, 121, bairro Onze de Abril. O bloco administrativo será constituído por dois pavimentos, com área de 2.727,02 m². Biblioteca, salas administrativas, salas de coordenações, espaço de convivência e instalações sanitárias integram o projeto. Após a conclusão da obra, a instituição vai oferecer cursos técnicos e superiores com capacidade para cerca de 1200 alunos. A sede tem previsão de entrega da fase II, com a Implantação e construção do pórtico de acesso para maio de 2016.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria