Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Rolante inicia seu primeiro curso técnico

Alunos e servidores do Campus Rolante

O Campus Rolante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou, no dia 22 de fevereiro, a aula inaugural do curso técnico subsequente em Administração. A cerimônia marcou o início da oferta do primeiro curso técnico na unidade. Os estudantes foram recepcionados por uma equipe de servidores e autoridades e participaram da palestra "A importância do empreendedor no mundo contemporâneo", ministrada pelo convidado, professor Saul Marques Sastre. A programação, que ocorreu no Espaço Cultural, na Avenida Getúlio Vargas, 62, bairro Centro, contemplou a exibição do vídeo institucional do IFRS, com mensagem de boas-vindas do reitor eleito, Osvaldo Casares Pinto e integração dos estudantes à campanha de volta às aulas da instituição.

Compuseram a mesa de honra: o diretor-geral do Campus Rolante (IFRS), Jesus Borges; o prefeito do município, Ademir Gonçalves; o membro da comissão inicial de criação do Campus Rolante, vereador Jair Rodrigues da Silva; e o palestrante, professor Saul Sastre.

Em sua fala, o diretor-geral relembrou os esforços da comissão inicial de criação do Campus. "Foi fundamental o apoio de toda a comunidade e dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) para que a implantação de um campus na cidade se tornasse concreta e o sonho se tornasse realidade". Destacou que a sede do Campus Rolante estará em funcionamento ainda no final do primeiro semestre. E que a aula inaugural pode ser considerada como marco referencial de todo o projeto, com os 35 novos estudantes matriculados no curso de Administração.

O prefeito salientou a contribuição que o Campus Rolante e os servidores estão propiciando ao município. "É motivo de muita alegria e orgulho ter o IFRS na cidade. O Campus irá promover a formação profissional da população e fará com que outras pessoas queiram vir morar na cidade, hoje com 20 mil habitantes".

Para Jair a implantação do Campus significa novas oportunidades profissionais. "É um antes e um depois da chegada do IFRS". Ele desejou um bom início de caminhada e parabenizou os moradores da região.

Durante a palestra, Saul abordou o conceito de empreendedorismo, os diferentes perfis de empreendedores e proporcionou a reflexão e o debate sobre o tema. Segundo ele, "Ter sucesso é atingir o seus objetivos. O segredo é trabalhar no que se gosta".

Estiveram presentes: o presidente do Sindicato Rural do Vale do Paranhana, Osmar Gonzaga; o presidente do Sindicato dos Sapateiros, Renato Luis Hansen da Rosa; o secretário da Agricultura, Jair Fleck; o ex-secretário da Agricultura, Jorge Fischer; o comandante da Brigada Militar, Alexandre Luis Del Castel; a representante da Emater, Maria Rosane Renck; e a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oldemburgo, Bárbara Keiser. Também participaram os professores e técnicos-administrativos do Campus Rolante: Adriana Corrent, Caroline Castro de Mello, Cláudia Zettermann, Crissiane Ferrari, Fabiano Holderbaun, Getulio Reale, Jeferson Mateus Dariva, Leticia Martins, Luciana Lopes de Freitas, Melânia Biasus, Rafael Spengler e Rodrigo Guimarães.

Sobre o curso

As aulas do curso técnico subsequente em Administração serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oldemburgo, localizada na Rua Conceição, 2.215, bairro Grassmann. O curso terá duração de três semestres, de segundas a sextas-feiras, das 19h as 22h40, totalizando 1.200 horas/aula. Tem como objetivo geral a formação de um profissional com capacidade empreendedora e de leitura crítica dos diferentes contextos em que as organizações atuam, visando assegurar níveis de competitividade, produtividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às condições de um mundo dinâmico. Tudo isso, implica em atuação nas atividades de planejamento, estruturação das empresas, estilos gerenciais e tantas outras variáveis da prática administrativa, bem como a execução qualificada de funções de apoio, gerenciamento da informação, de pessoal e de material.

Sobre o Campus

Está em atividades desde novembro de 2013, oferecendo cursos do Pronatec, com aulas no próprio município de Rolante e em mais oito municípios localizados no Vale do Paranhana, Litoral Norte e Campos de Cima da Serra. A sede definitiva está em obras na Estrada Taquara-Rolante, RS 239, à 4 km da cidade, e terá de 7 a 8 mil metros quadrados de área construída.

O escritório para atendimento está provisoriamente no térreo do Sindicato dos Sapateiros, na rua Alfredo Wust, 645.

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 15 mil alunos e 180 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

 

Confira a página do Campus Rolante no Facebook: http://www.facebook.com/ifrsrolante

Galeria

Alunos e servidores do Campus Rolante

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria